Segunda-feira, 29 de
Abril de 2024
Política

Acidente

Vídeo mostra destroços de helicóptero que caiu e matou três sendo retirados do Lago das Brisas, em Buriti Alegre - Goiás

Segundo bombeiros, peças da aeronave estavam a 8 metros de profundidade e a 400 metros da margem do lago. Vítimas de acidente foram enterradas nesta segunda-feira, dia 26.

Foto: Reprodução/Facebook
post
Ricardo, Mickaelly e Miriam morreram na queda de helicóptero em Buriti Alegre, Goiás

26 agosto, 2019

Por Lis Lopes, G1 GO

Buriti Alegre (GO) -  Destroços do helicóptero que caiu e matou três pessoas no Lago das Brisas, em Buriti Alegre, no sul de Goiás, foram resgatados pelo Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira (26). Segundo a corporação, peças da aeronave foram encontradas a oito metros de profundidade e a 400 metros da margem do lago. O helicóptero caiu na noite de sábado (24). Seis mergulhadores atuaram no resgate, nesta tarde. A ação durou cerca de três horas. Com a ajuda de um equipamento, os bombeiros conduziram as peças da aeronave do local do acidente até a margem do lago. Segundo o Corpo de Bombeiros, após serem retirados da água, os destroços foram encaminhados para a perícia do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). O G1 entrou em contato com o Cenipa às 18h39, por e-mail, e aguarda retorno. Um vídeo feito pelo Corpo de Bombeiros mostrou os destroços do helicóptero dentro do lago no domingo (25). Nas imagens, é possível ver peças da aeronave, como a cauda da aeronave, a hélice e o painel de controle. O helicóptero, prefixo PR-APN, era pilotado por Ricardo Magalhães Barros. Além dele, também morreram duas passageiras: a advogada Mickaelly Damasceno e a servidora pública Miriam Carolina Fontana. Uma quarta ocupante, que pediu para não ter a identidade divulgada, caiu na água, mas sobreviveu. Ela foi resgatada por um barco e levada ao hospital e já recebeu alta.

Manobras arriscadas

O acidente aconteceu na noite de sábado (24). O delegado Ricardo Chueire, que investiga o caso, disse que o helicóptero tinha licença para voar à noite, mas não naquele local e disse que as manobras registradas em vídeo são arriscadas. “São manobras proibidas. Não se pode fazer aquilo. E mesmo tendo licença para voar à noite, não poderia voar naquele local, não poderia ter sequer decolado naquela região. É um local improvisado para decolagem e pouso e não tem VFR noturno”, afirmou. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) informou, por e-mail, que "a aeronave citada estava em condições regulares de voo". Conforme o documento, ela poderia realizar voos à noite, mas não tinha autorização para realizar táxi aéreo.

Relato da sobrevivente

A jovem que sobreviveu à queda de helicóptero prestou depoimento à polícia sobre o caso no início da tarde de domingo (25). Segundo o delegado, ela afirmou que foi arremessada antes de o helicóptero cair na água. “Essa sobrevivente relata um estrondo, seguido de perda de sustentação da aeronave e, nos próximos segundos, a queda. Ela conta que foi atirada fora da aeronave, e que, devido às condições do local, de luminosidade, ela não conseguiu ver mais nada e acabou saindo das imediações a nado, sendo socorrida depois por algumas embarcações que foram até o local”, explicou. Chueire disse ainda que, de acordo com a jovem, o grupo estava em uma festa em um condomínio em volta do Lago das Brisas, na qual ela e as três vítimas teriam consumido bebidas alcoólicas durante a tarde. “Há relatos do uso de bebidas alcoólicas durante toda a tarde, que inclusive, no momento do passeio à noite, era perceptível que as pessoas ali estavam ainda sob efeito de álcool, incluindo o piloto”, afirmou Chueire.

Morte por afogamento

De acordo com informações do Instituto Médico Legal (IML) de Itumbiara, Miriam Fontana e Mickaelly Damasceno morreram por asfixia por afogamento. Já opiloto Ricardo Barros sofreu politrau matismo, além de asfixia por afogamento. Os corpos foram liberados do IML de Itumbiara às 17h30 de domingo.

Enterros

As três vítimas da queda do helicóptero no Lago das Brisas foram enterradas nesta segunda-feira (26). O enterro de Mickaelly Damasceno ocorreu às 9h30 no Cemitério Parque Memorial, no Setor Pedro Ludovico, em Goiânia. Miriam Fontana foi enterrada às 12h no Cemitério Municipal de Guapó, na Região Metropolitana da capital. O piloto Ricardo Barros foi enterrado às 16h20 no Cemitério Jardim da Paz, em Aparecida de Goiânia.