Sábado, 27 de
Abril de 2024
Política

Internacional

Macron convoca países para discutir queimadas na Amazônia no G7: 'É uma crise internacional'

Presidente francês escreveu em rede social que 'nossa casa está queimando, literalmente'; evento que reúne sete das maiores economias do planeta começa neste fim de semana, na França

Foto: PASCAL ROSSIGNOL / AFP
post
Presidente Emmanuel Macron quer discutir queimadas na Amazônia

22 agosto, 2019

O Globo
22/08/2019 - 17:01 / Atualizado em 22/08/2019 - 21:06


França  - O presidente da França, Emannuel Macron, convocou via Twitter os países membros do G7 para discutir as queimadas na Amazônia na cúpula que acontece neste final de semana, em Biarritz, na França. Em postagem na rede social, acompanhada de imagem da floresta em chamas, na tarde desta quinta-feira, Macron lembrou que a Amazônia produz 20% do oxigênio do planeta: "Nossa casa está queimando. Literalmente. A Floresta Amazônica - os pulmões que produzem 20% do oxigênio do nosso planeta - está em chamas. É uma crise internacional. Membros da Cúpula do G7, vamos discutir em dois dias este tema emergencial!" - diz a postagem. O comentário de Macron se soma a declarações que refletem a preocupação da comunidade internacional com o tema, externada nesta quinta-feira pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, que afirmou em sua conta no Twitter, 'estar profundamente preocupado' coma as queimadas na floresta. "A Amazônia tem de ser protegida", escreveu Guterres. O ministro do Meio Ambiente afirmou que bombeiros e equipes do Ibama e do Instituto Nacional Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade ( ICMBio ) foram enviadas a todos os estados da região para o combate aos incêndios. Segundo o ministro, não houve corte de recursos no trabalho combate aos incêndios. O ministro do Meio Ambiente afirmou que bombeiros e equipes do Ibama e do Instituto Nacional Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade ( ICMBio ) foram enviadas a todos os estados da região para o combate aos incêndios. Segundo o ministro, não houve corte de recursos no trabalho combate aos incêndios  O G7 é um grupo internacional composto por Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido, as sete maiores economias de países desenvolvidos do planeta. De acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), os países representam mais de 64% da riqueza líquida global, equivalente a US$ 263 trilhões. O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, afirmou, pouco antes do tuíte de Macron, que o Brasil irá criar um grupo com a França para discutir o desmatamento na Amazônia. Em um evento em Campo Grande (MS), ele afirmou, de acordo com o G1, que "as autoridades sabem qual é nosso compromisso, com a França já combinamos de criar um grupo de trabalho para troca de informações, para que possamos dar as informações mais atuais sobre os esforços de combate ao desmatamento".

PUBLICIDADE

Durante a reunião do Grupo de Trabalho do Corredor Rodoviário Bioceânico, que reúne Brasil, Paraguai, Argentina e Chile, Araújo afirmou que o Brasil está sendo alvo de uma campanha internacional equivocada. "Nossa política de preservação ambiental é sólida, diferentemente de muitos países que nos criticam, mas que não mantêm seus próprios compromissos ao Acordo de Paris"