Sábado, 20 de
Abril de 2024
Raimundo Lira
ÀS SUAS ORDENS!

por Raimundo Lira

Opinião

Deus acima de tudo e meus parentes acima de todos

Assim caminha o legislativo e o executivo palmense na "pseudo Imparcialidade do toma lá, da cá"

Fotos: Divulgação
post
Iury de Castro: Parece que copiaram o jargão do presidente Jair Bolsonaro e adaptaram em Palmas (TO): “ DEUS ACIMA DE TUDO, PARENTES DOS VEREADORES ACIMA DE TODOS”

30 abril, 2021

Por Iury de Castro

A política do toma lá dá cá confunde vários pensadores na capital palmas. A confusão que se faz entre estes dois termos é de origem semântica. Tanto um como outro se resumem a uma mesma relação de troca, trazendo a modernidade e peculiaridade da política Palmense. Isso está sendo a nova modalidade não balizar dos princípios constitucionais que regem os princípios harmônicos, publicidade e o mais importante de todos, o princípio da isonomia entre os poderes Legislativo e Executivo. Nas últimas semanas tem se repetido as nomeações de parentes no diário oficial do município de Palmas -TO, e repercutindo de forma negativa para alguns vereadores, todas as negociações ás claras de favorecimento político do ponto de vista de uns, é imoral, mas para alguns, isto é a essência da relação que materializa uma troca. Troca-se, por exemplo, apoios incondicionais de vereadores por empregos dos seus familiares no alto escalão com altos salários no governo municipal. Essa nova inversão da isonomia harmônica entre os poderes "Parceiros" trata-se de uma negociação política de aversão aos bons valores, fazendo os críticos refletirem aqui ponto chegamos! Nos grupos das redes sociais só existe esse assunto, qual será o próximo parente a ser agraciado com essa parceria entre os poderes Legislativo e Executivo. As tratativas de acordos e conchavos estão explícitas no diário oficial, cabendo a cada eleitor palmense fazer seu julgamento moral, sabendo que na democracia é assim, prevalece a vontade da maioria. Ao que parece, o jargão, “Slogan” do atual presidente Jair Messias Bolsonaro teve uma adaptação na capital Palmas: “ DEUS ACIMA DE TUDO, PARENTES DOS VEREADORES ACIMA DE TODOS”. Assim caminha o legislativo e executivo palmense na  "pseudo Imparcialidade do toma lá, da cá".

 #VivaAIsonomia #VivaAImparcialidade #VivaAMoralidade

O povo nesse momento está se perguntando, será se merecemos tudo isso? teremos algum benefício com os parentes dos vereadores ganhando muito dinheiro nosso? será se são capacitados para desempenhar um bom  trabalho para a sociedade? Com todas essas dúvidas, indagações, discussões vem ganhando um terreno fértil nas redes sociais, resta para os vereadores pretensos pré-candidatos em 2022, ao cargo de Deputado, Senado ou até mesmo governo acender um alerta com o Art. 1, § 1 da Constituição Federal de 88   muito importante: ‘Todo poder emana do povo’. No advento das redes sociais e internet tudo ficou claro, nada passa despercebido aos olhos da sociedade como era antes, o futuro dirá se estão corretos em nomear os seus, fazendo palmas ser a primeira capital do Brasil referência em consenso político harmônico. DEUS ACIMA DE TUDO, PARENTES ACIMA DE TODOS.

Iury de Castro é articulista político, crítico  e consultor em MKT Digital. Os artigos de opinião, não refletem necessariamente a opinião  do site, portanto  são de responsabilidade de seus autores, sem obrigatoriedade do cumprimento de  horário de trabalho e sem vínculo empregatício.