Sábado, 20 de
Abril de 2024
Direito & Justiça

Prisões

PF prende 15 pessoas em operação contra desvios do Auxílio Emergencial

Cerca de 210 policiais federais cumpriram mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão em Araçatuba, Birigui, São José do Rio Preto, Bauru, Marília (SP), Anápolis (GO), Porto de Galinhas (PE)

Foto: Polícia Federal/Divulgação
post
Polícia Federal cumpre mandados de prisão e busca e apreensão em operação que apura desvios do auxílio emergencial

25 novembro, 2021

A Polícia Federal de Araçatuba (SP) cumpriu mandados de prisão e de busca e apreensão em uma operação que investiga desvios relacionados ao Auxílio Emergencial. Segundo a PF, 15 pessoas foram presas. Oito suspeitos foram presos em Birigui e Araçatuba, cinco em Maringá, um em Bauru e um em Porto de Galinhas (PE). Outras três pessoas estão sendo procuradas. A polícia estima que os prejuízos aos cofres públicos sejam superiores a R$ 10 milhões.

Prisões

Os presos serão indiciados pelos crimes de furto mediante fraude praticados por meio de dispositivo eletrônico ou informático e associação criminosa. Caso sejam condenados, eles podem pegar até 16 anos de reclusão. Policiais também cumpriram 54 mandados de busca e apreensão em Araçatuba, Birigui, São José do Rio Preto, Bauru, Marília (SP), Anápolis (GO), Porto de Galinhas (PE) e Maringá (PR), durante as operações Vida Fácil I e II. A PF iniciou as investigações no início do ano, após receber informações de que suspeitos foram identificados em diversos auxílios emergenciais fraudados. As investigações confirmaram que duas organizações criminosas na prática de furto, mediante fraude, do benefício assistencial, com base na cidade de Birigui estavam agindo em diferentes estados. Ainda de acordo com a polícia, os líderes dos grupos criminosos ostentavam alto padrão de vida, adquirindo veículos de luxo e imóveis. Todas as apreensões realizadas serão encaminhadas para a sede da PF em Araçatuba. Os presos também serão encaminhados à delegacia, onde serão ouvidos e encaminhados às unidades prisionais da região.