Domingo, 28 de
Abril de 2024
Direito & Justiça

Injúria racial

Em Goiânia (GO), polícia começa a investigar por injúria racial nos comentários de jornalistas

Opiniões feitas durante partida entra Goiás e Londrina repercutiram na internet. Profissionais falaram que black power era 'pesado' e 'imundo'. Eles foram afastados e pediram desculpas ao jogador

post
Narrador e comentarista chamam cabelo black power de jogador de ‘pesado’ e ‘imundo’

06 agosto, 2021

Goiânia (GO) -  A Polícia Civil começou a investigar por injúria racial os comentários do narrador esportivo Romes Xavier e do comentarista Vinícius Silva, que chamaram o cabelo black power do jogador Celsinho, do Londrina, de "imundo" e "pesado" durante a transmissão do jogo entre Goiás e o time paranaense, em Goiânia. Um vídeo registrou os comentários feitos após uma falta, quando o jogador estava caído no gramado (veja acima).

"O cabelo deve pesar demais, né Vinícius?", pergunta Romes Xavier.
"Exatamente. Parece mais uma bandeira de feijão a cabeça dele do que um verdadeiro cabelo. Não é porque eu estou perdendo os cabelos que eu vou achar um negócio imundo desse bonito", responde Vinícius Silva
.

Os dois jornalistas, que foram afastados da Rádio Bandeirantes, pediram desculpas ao jogador e ao clube paranaense, à época do jogo. Disseram que foram comentários infelizes durante a partida, realizada em 17 de julho. 

Investigação
O meia do Londrina registrou boletim de ocorrência contra os jornalistas, na 2ª DP da cidade. O procedimento veio para a Polícia Civil de Goiás, nesta quinta-feira (5/8), que vai investigar o crime.

"Chegou o procedimento por e-mail. Encaminharam todas as oitivas que fizeram lá. Vamos instaurar o inquérito policial por injúria racial e ouvir os suspeitos e testemunhas nos próximos dias", explicou o delegado Joaquim Adorno Filho.
 

Repúdio
Com a repercussão na internet, o Londrina Esporte Clube manifestou em nota repúdio às declarações, logo após o jogo. O clube afirmou que é "inadmissível e lamentável que tais comunicadores, formadores de opinião, propaguem atos de racismo". O meia já jogou pelo futebol goiano e defendeu o Vila Nova em campo, até março do ano passado.

Outro lado
A Rádio Bandeirantes disse em comunicado, à época do jogo, que repudia veementemente "qualquer ato que possua cunho ou menção racista a qualquer pessoa" e solicitou a imediata rescisão contratual dos jornalistas. Romes Xavier disse na quinta-feira (5/8) que respeita a decisão do clube e do atleta. Reforçou o que foi dito apenas por ele durante o jogo: "O cabelo dele deve pesar demais. É bonitão, é um black power, é um estilo, é um ritmo”. Em nota, o narrador reafirmou que não teve "a intenção de discriminar o jogador celsinho". "Lamento o ocorrido e estou tentando ser uma pessoa melhor todos dias", declarou. Já o comentarista esportivo Vinícius Silva disse que entrou em contato com Celsinho para pedir desculpas, logo após o jogo. O G1 não conseguiu retorno do comentarista nesta quinta-feira. "Demonstro todo arrependimento pelo comentário infeliz referente ao atleta Celsinho. Peço desculpas a ele e sua família. Entrei em contato com Celsinho demonstrando todo remorso. A Rádio Bandeirantes é completamente contra essa postura e eu particularmente também sou", escreveu.

Fontes: G1 Goiás / www.poptvnews.com.br