Goiânia (GO) - O dono de uma lanchonete de Goiânia disse que uma cliente não deixou um entregador entrar no condomínio de luxo em que ela mora porque o homem é negro. O caso aconteceu neste domingo (25/10). Nas mensagens enviadas por um aplicativo, a mulher escreveu que deveriam mandar um motoboy branco. "Eu não vou permitir esse macaco", afirmou. A direção do comércio disse que vai registrar o caso na Polícia Civil. Como o nome da cliente não foi divulgado, o G1 não conseguiu localizá-la para que se posicionasse sobre a denúncia. Atlas da Violência: em dez anos, assassinatos de negros aumentam 11,5% em dez anos e de não negros caem 12,9%. Não se cale: especialistas e vítimas falam da importância de denunciar o racismo. A gerente da lanchonete, Ana Carolina Gomes, mandou mensagem à cliente para saber o endereço exato em que a mulher mora, já que faltavam dados. Depois, quando a funcionária pediu à moradora que autorizasse a entrada do entregador, a mulher se recusou. “Esse preto não vai entrar no meu condomínio. Mandar outro motoboy que seja branco”, escreveu a cliente. A gerente negou-se a atendê-la. Em seguida, a moradora chamou o motociclista de macaco. Na troca de mensagens, a gerente afirmou que racismo não seria tolerado e que o pedido não seria entregue. A cliente, então, escreveu: “Adeus. Não uso restaurante judaico”.
'Dói muito', disse o entregador
O entregador que teve a entrada proibida pela moradora do condomínio, Elson Oliveira, de 39 anos, contou que tem 12 anos de profissão e que nunca havia passado por uma situação semelhante. "Todos são iguais. Dói muito saber que ainda tem gente com capacidade de agir assim com as pessoas", lamentou o motociclista.
Aplicativo diz ter banido mulher
Já aplicativo ifood, usado pela cliente para fazer o pedido, informou que já identificou a mulher e que ela foi banida imediatamente da plataforma. "A empresa presta solidariedade ao entregador e está em contato para oferecer apoio psicológico", disse a empresa em nota.O ifood informou ainda que repudia qualquer ato de discriminação racial e que preza pelo respeito à diversidade. A empresa orientou o dono a registrar um boletim de ocorrência. “Ao receber qualquer tipo de relato como este, o iFood apura as ocorrências e, quando comprovado o descumprimento dos termos e condições de uso, desativa o cadastro dos envolvidos”, completou o comunicado.
Denúncia
O dono da hamburgueria, Éder Leandro Rocha, disse que pretendia fazer, nesta terça-feira (27/10), o registro do caso na Polícia Civil. O nome da cliente não foi divulgado porque os responsáveis pelo estabelecimento esperam que a investigação aponte se as mensagens foram, de fato, enviadas pela cliente ou se foram respondidas por outra pessoa. “Foi a primeira vez que teve um caso assim. No início, achamos que pudesse ser um trote. Nós ficamos muito sem reação, sem saber como falar para nosso entregador na porta o que tinha acontecido. Mas a gente acabou tendo que contar. Ele [o entregador] ficou o resto da noite triste”, disse o dono do estabelecimento. O proprietário contou ainda que filmou a conversa no aplicativo, para ter guardar provas sobre o caso. “A gente só divulgou porque esses atos não podem ficar impunes”, afirmou.
Fontes: G1 Goiás / www.poptvnews.com.br