Alunos da Guarda Civil Municipal de Goiânia (GCM), que fazem parte do Programa Guarda-Mirim, das unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do Jardim Curitiba e Recanto do Bosque, participaram de ação coordenada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Ato reforça junto aos condutores e pedestres a necessidade de postura consciente e gentil em favor do trânsito mais seguro e humanizado.
“Os guardas-mirins são agentes educadores que conseguem sensibilizar condutores e pedestres com frases de gentileza, estimulando o respeito”, destaca titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Maria Yvelônia
A iniciativa faz parte do Movimento Maio Amarelo (uma ação coordenada entre Poder Público e sociedade civil) por meio da Campanha Gentileza Gera Gentileza. Ação reforça a importância de ser responsável, respeitoso e cortês, bem como alerta para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. A cor amarela simboliza a atenção e a sinalização de advertência no trânsito. O trabalho educativo busca sensibilizar os condutores e transeuntes para o poder da gentileza e respeito no trânsito. Oferecer passagem, não buzinar, respeitar os sinais de trânsito e pedestres, por exemplo, são atitudes que permitem convívio pacífico entre todos. "Os guardas-mirins são agentes educadores que conseguem sensibilizar condutores e pedestres com frases de gentileza, estimulando o respeito mútuo. Também demonstram a importância de ter responsabilidade no trânsito", destaca a titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs), Maria Yvelônia. O Projeto Guarda Mirim tem como missão contribuir para inclusão social, geração de emprego e renda, prevenção e diminuição da violência, proporcionando condições favoráveis que auxiliem na formação e qualificação dos adolescentes. O intuito é mantê-los inseridos na sociedade com caráter, dignidade e responsabilidade.