Jéssica Matos e Brener Nunes/Governo do Tocantins
O governador em exercício Wanderlei Barbosa prestigiou a posse, no plenário do Senado Federal, do criador e ex-governador do Estado do Tocantins, José Wilson Siqueira Campos dia 16, em Brasília (DF). Siqueira Campos é suplente do novo secretário Estadual da Governadoria, Eduardo Gomes, nomeado dia 15. Durante discurso, Wanderlei Barbosa ressaltou a importância história de Siqueira Campos, como líder fundamental na criação do Tocantins. "As pessoas insistem em dizer que o Estado não foi criado sozinho, não foi mesmo, foi com a luta do povo e do movimento separatista, mas eles precisavam ser liderados e esse líder foi Siqueira Campos", disse o Governador em exercício. “Na separação do Estado, precisávamos de um líder, e Siqueira Campos lutou e liderou esse movimento separatista. Ele conseguiu dar uma nova dimensão ao norte de Goiás, criando o nosso Tocantins. Deus permitiu que meu pai fosse escolhido o primeiro prefeito de Palmas. Ele e Siqueira implantaram a Capital, essa alegria foi imensa para todos nós, para uma região que era simples, talvez a região menos assistida de Goiás”, relembrou Wanderlei Barbosa. “Fico muito feliz por esse momento. Momento em que damos posse a um homem de quase 91 anos, mas que de maneira brilhante construiu um Tocantins para todos nós”, elogiou o governador em exercício.
Emoção
Em sua fala, o senador Siqueira Campos, emocionado, afirmou que irá cuidar dos netos e de seu Estado. “Sou um velho que vou cuidar dos netos e das pessoas que precisarem de mim, me dedicar às causas do meu Estado”, destacou o ex-governador. Siqueira Campos relembrou ainda as lutas em defesa do povo e se emocionou com as homenagens recebidas. "Aqui tem muitas pessoas queridas minhas que vieram para ver essa posse. Me sinto emocionado com os discursos que aqui foram feitos e reforço o meu sentimento de dever cumprido", frisou o agora Senador.
Presenças
Na solenidade de posse, ainda estavam presentes o senador licenciado e secretário de Estado da Governadoria, Eduardo Gomes, os deputados federais Professora Dorinha, Tiago Dimas e Carlos Henrique Gaguim, a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, dos deputados estaduais Eduardo Siqueira Campos, Olyntho Neto e Ricardo Ayres, o prefeito de Colinas, Adriano Rabelo, do secretário Chefe da Casa Civil, Rolf Vidal Costa, secretaria de Educação Esportes e Juventude, Adriana Aguiar.