Domingo, 28 de
Abril de 2024
Mundo

Punição

Fifa divulga lista de clubes brasileiros impedidos de fazer contratações

Dois clubes brasileiros estão na lista devido ao transfer ban, que é uma punição administrativa aplicada pela Fifa a clubes devedores

Foto: Jürg-Peter Hug/ via Wikimedia Commons
post
Atualmente dois clubes brasileiros estão impossibilitados de contratar durante a janela de transferências:o Londrina e o Colorado Atlético Clube, ambos do Paraná

11 janeiro, 2024

A Federação Internacional de Futebol (Fifa) divulgou uma plataforma que lista todos os clubes que estão proibidos de registrar jogadores devido ao transfer ban. Essa punição geralmente ocorre quando os clubes possuem dívidas pendentes com outras agremiações ou profissionais do futebol. De acordo com o documento oficial da entidade esportiva, atualmente dois clubes brasileiros estão impossibilitados de contratar durante a janela de transferências, que começou hoje, 11, e vai até 7 de março. Os clubes são o Londrina e o Colorado Atlético Clube, ambos do Paraná.

Como está a situação do Londrina?

No caso do Londrina, tradicional equipe do futebol paranaense que foi rebaixada para a Série C do Campeonato Brasileiro em 2023, a punição é ainda mais severa. O clube está proibido de registrar atletas por três janelas de transferência, ou seja, só poderá contratar novamente em meados de 2025. Essa penalidade teve início em 5 de dezembro do ano passado e foi reforçada em 21 de dezembro. Segundo o presidente do Londrina, Getúlio Castilho, em entrevista à Folha de Londrina, a dívida no valor de aproximadamente R$ 545 mil referente à compra dos jogadores Toni e Jhonny Lucas em 2021 já foi quitada e os recibos já foram enviados à Fifa. O clube espera ser retirado do transfer ban nos próximos dias.

Qual o prazo para o Colorado Atlético Clube fazer novas transferências?

Já o Colorado Atlético Clube, fundado em 1998 na cidade de Colorado, também no Paraná, está proibido de contratar desde 22 de janeiro de 2020, sem um prazo definido. A restrição da Fifa também se aplica às categorias de base do clube, além do futebol profissional. Recentemente, o Fortaleza, clube da elite do futebol brasileiro, enfrentou um transfer ban devido a uma cobrança feita pelo Colo Colo, do Chile, referente à transferência do atacante Martin Lucero em janeiro de 2023. No entanto, o clube brasileiro obteve uma liminar do Tribunal Arbitral do Esporte, na Suíça, que o permitiu realizar contratações até que o mérito seja julgado, o que ocorrerá em meados de março.

O que é transfer ban?

O transfer ban é uma medida disciplinar aplicada a um clube de futebol que viola as regras de transferência ou comete irregularidades financeiras. Essa proibição impede o clube de contratar novos jogadores durante um determinado período de tempo, como forma de punição.