Sábado, 27 de
Abril de 2024
Mundo

Solidariedade

Caiado inicia agenda em Israel com visitas a comunidades atacadas pelo Hamas

Segundo dia de viagem priorizou contato direto com vítimas do massacre, incluindo cidadãos brasileiros. Compromissos seguem até a próxima sexta-feira (22/03)

Fotos: Hegon Correia
post
“O terrorismo realmente entra para destruir, não tem nenhum compromisso em ter o mínimo de amor ao próximo e solidariedade. É muito grave e muito ruim o que estamos assistindo aqui”, ressaltou Caiado

18 março, 2024

Os primeiros locais visitados pelo governador Ronaldo Caiado em sua passagem por Israel foram as comunidades afetadas pelos ataques terroristas do Hamas, ocorridos no dia 7 de outubro do ano passado. O atentado deixou 1,2 mil mortos, a maioria civis, e 134 israelenses seguem prisioneiros. Em solidariedade, Caiado abriu a agenda em Urim e Nir Oz, localidades que estão entre os principais pontos do massacre e ficam ao lado da Faixa de Gaza. Em vídeo, Caiado reportou o cenário que encontrou. “Aqui foi um verdadeiro massacre, as pessoas realmente não tinham como se proteger, eram civis”, afirmou ao lembrar que o ataque foi totalmente inesperado. “Milhares de terroristas vieram, mataram, sequestraram. O exército israelense conseguiu chegar, mas estava totalmente desmobilizado”, lembrou. O governador chamou a atenção para o fato de que as vítimas eram pacíficas e que, em grande parte, faziam intermediação com palestinos que ainda buscavam ajuda em Israel. O segundo dia do governador de Goiás no local também incluiu uma visita ao memorial da Nova Party, em Reim, e encontro com sobreviventes brasileiros. Na sequência, a comitiva passou por um ‘cemitério’ de veículos do massacre e seguiram para Bror Chail, kibbutz no sul de Israel, onde Caiado pôde participar de uma roda de conversa com a comunidade brasileira que vive na região. “O terrorismo realmente entra para destruir, não tem nenhum compromisso em ter o mínimo de amor ao próximo e solidariedade. É muito grave e muito ruim o que estamos assistindo aqui”, ressaltou CaiadoA comitiva segue em Israel até a próxima sexta-feira (22/03). Em compromissos paralelos e outros compartilhados, acompanham Caiado o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha. O chefe do Executivo goiano finaliza o segundo dia da missão internacional em jantar com o jornalista especialista em Oriente Médio, Henrique Cymerman.

Chegada

Recebido por representantes do governo e das forças armadas israelenses, Caiado chegou a Tel Aviv no domingo (17/03), quando ainda no aeroporto destacou o esforço israelense em recuperar os cidadãos sequestrados. “Vocês podem ver aqui as fotos das pessoas que ainda estão sequestradas pelo grupo Hamas”, detalhou ao mostrar as imagens no desembarque. O chefe do Executivo goiano participou ainda de um jantar de boas-vindas. “Um país que busca o desenvolvimento, a tecnologia e a inovação. Produz em cima do deserto enquanto outros só pensam em destruir, matar e fomentar o ódio”, frisou. “Precisamos acreditar que vai prevalecer o estado democrático de direito e que essas nações que promovem esse nível de ódio e de violência não serão capazes de contaminar o mundo”, ponderou.