Um jacaré gigante morto foi encontrado boiando nas águas do Rio Araguaia, em Araguanã, no norte do Tocantins. Nas imagens publicadas nas redes sociais, o animal aparece bem próximo à margem do rio com um olho machucado e o rabo cortado. Mesmo sem uma parte do corpo, o bicho chamou atenção dos turistas pelo tamanho. Não se sabe o que pode ter causado a morte do animal. Os vídeos do animal foram publicados nesta quarta-feira (24). A Secretaria de Segurança Pública informou que não houve registro de crime ambiental relacionado ao caso na Polícia Civil. Nas redes sociais, internautas criam teorias sobre o que pode ter acontecido com a cauda dele. "Às vezes foi algum hélice de barco ou até mesmo a balsa pode ter feito esse estrago e arrancado o rabo dele", sugere uma mulher. "Parte nobre, cortam pra comer", respondeu outro internauta. Segundo relatos das pessoas que filmaram o réptil gigante, o corpo já sem o rabo foi puxado para a margem de uma das praias de Araguanã. O local recebe muitos turistas nesta época do ano, incluindo famosos. Na terça-feira (23), a cantora sertaneja Maraísa, que faz dupla com a irmã gêmea Maiara esteve na região. O Rio Araguaia é o mesmo em que recentemente pescadores encontraram um peixe entalado tentando engolir uma iguana. Com uma importante bacia hidrográfica formada pelos rios Tocantins e Araguaia, o estado é rico em biodiversidade e constantemente rende histórias curiosas relacionadas ao meio ambiente.
Cobra gigante
No último dia 30, uma cobra gigante foi filmada no lago de Porto Nacional (TO). O animal estava morto, mas chamou atenção do comerciante Agnaldo Teles Barbosa, de 44 anos, que estava passeando pelo lago. O vídeo foi gravado próximo ao atracadouro onde ficavam as balsas que faziam a travessia antes da inauguração da nova ponte da cidade. A imagem foi postada nas redes sociais e surpreendeu os internautas. "Para quem gosta de banhar no lago", brincou o empresário.
Jacaré que parou o trânsito
Um jacaré de 'parar o trânsito' foi flagrado em fevereiro por trabalhadores na zona rural de Formoso do Araguaia, na região sul do estado. O bicho de 4 metros chamou atenção do supervisor de transportes Lucas Marinho, de 29 anos, que aproveitou para fazer um registro e enviar para os amigos. No vídeo é possível ver dois veículos parados enquanto o animal atravessa uma estrada rural. Segundo o biólogo Aluísio Vasconcelos, o animal é da espécie de jacaré-açu e apesar de grande está na média de tamanho.