Itapuranga (GO) - Um exemplo de honestidade em Itapuranga, no noroeste de Goiás, chamou a atenção dos moradores da cidade. Após encontrar um pacote com R$ 5 mil, o servidor do Departamento Nacional de Trânsito em Goiás (Detran-GO) Júlio Barcelos de Melo, de 63 anos, descobriu, por um anúncio em um carro de som, que o dinheiro pertencia a uma aposentada e fez questão de devolver o valor imediatamente. Segundo Júlio, que trabalha na unidade do Vapt Vupt da cidade, ele saiu de casa para resolver algumas pendências e parou na porta de uma farmácia, quando viu um pacote no meio de uma das ruas de Itapuranga.
“Chamei meu primo e o funcionário da farmácia para serem testemunhas e contarmos o dinheiro. Aí, pedimos para o funcionário olhar as câmeras de lá, para ver se a gente identificava de quem era o dinheiro, mas o computador não estava funcionando e não conseguimos ver as imagens na hora”, conta o servidor.
Foi aí que Júlio descobriu, por meio de um amigo, que um carro de som havia acabado de passar na região contando que uma senhora havia perdido R$ 5 mil. O servidor foi até a casa de Dilermando Geraldo de Souza, de 70 anos, dono da agência de propaganda, para entrar em contato com a dona do pacote.
Devolução
Como a idosa mora em uma chácara, eles não conseguiram contato com ela durante a manhã. Assim que ela entrou em contato, agendaram a entrega do dinheiro na casa de Júlio.
“Ela me perguntou quanto deveria me passar, que ela queria me dar uma parte, mas não aceitei. A gente não faz por recompensa, faz pela honestidade. Deus nos dá dois caminhos na vida, o certo e o errado. Não devemos pegar o que não é nosso”, afirmou.
Segundo ele, a idosa disse que estava contando com o dinheiro para pagar exames de ressonância magnética que ela e o marido precisam fazer. O valor faz parte de uma aposentadoria que ela tinha para receber.
“Ela sacou o dinheiro da aposentadoria e guardou o pacote no cós da saia. Só que, quando ela percebeu, o pacote tinha caído. Ela me procurou para anunciar e eu expliquei que iria fazer o anúncio sem cobrar, mas que seria muito difícil achar por se tratar de dinheiro. Meia hora depois do anúncio, o Júlio apareceu dizendo que tinha encontrado”, contou Dilermando.
Segundo o professor aposentado e dono da agência de propaganda, a idosa ficou muito emocionada ao saber que o dinheiro foi encontrado e seria devolvido.
“Ela chorou muito, ficou muito feliz, muito emocionada. Ainda mais por ser o dinheiro da aposentadoria que ela estava aguardando para fazer exames”, disse.
Fontes: G1 GO / www.poptvnews.com.br