Sábado, 20 de
Abril de 2024
Política

Embarques e desembarques

RMTC recebe mais de 50 mil cadastros de passageiros para embarque prioritário; veja como se inscrever

Trabalhadores têm de fazer cadastro no site para poder entrar nos ônibus nos horários de 5h45 às 7h15 e entre 16h45 e 18h15. Regra começa a valer nesta terça-feira.

Foto: Divulgação
post
A RMTC alerta que cerca de 40% dos 52.876 registros recebidos não tiveram a apresentação de comprovação da atividade essencial, sendo feitos apenas com justificativa

23 março, 2021

Goiânia (GO) - A Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC) informou que, até às 17h30 de segunda-feira (22/3), mais de 50 mil passageiros já se cadastraram para o embarque prioritário nos ônibus e terminais da Grande Goiânia. A partir desta terça-feira (23), apenas trabalhadores de serviços considerados essenciais poderão fazer uso do transporte coletivo durante horários de pico: das 5h45 às 7h15 e das 16h45 às18h15.  A RMTC alerta que cerca de 40% dos 52.876 registros recebidos não tiveram a apresentação de comprovação da atividade essencial, sendo feitos apenas com justificativa. A empresa informou que todos os cadastros estão passando por avaliação e, em um prazo de 48 horas, os que estiverem em desconformidade com os critérios, serão bloqueados. Dentre as solicitações, estão, em maioria, os trabalhadores da saúde, que representam 38,1% dos cadastros. Em segundo lugar ficaram os serviços diversos, com 18,5% dos pedidos, e o segmento de alimentação, com 18%. Os trabalhadores de supermercados e congêneres somaram 8,8% das solicitações.

Cadastro do embarque prioritário

O cadastro é feito pelo site da RMTC. Para preencher o formulário, o passageiro deve informar o CPF, a área de atividade exercida no trabalho e anexar uma foto de documento que comprove a atividade informada. Caso o trabalhador não tenha este documento que comprove sua atividade, deve ser feito uma justificativa no próprio site. A RMTC informou que o cadastro deve ser feito com pelo menos uma hora de antecedência ao embarque para garantir a liberação nos validadores eletrônicos de passageiros, tanto nos ônibus quanto nos terminais e estações. A validação será feita por meio dos cartões de Sitpass, que já possuem previamente o CPF do usuário. 

Atividades consideradas essenciais pelo decreto estadual:
farmácias
trabalhadores de hospitais e similares
clínicas de vacinação
laboratórios de análises clínicas e estabelecimentos de saúde
cemitérios e serviços funerários
distribuidores e revendedores de gás e postos de combustíveis
supermercados e congêneres, não se incluindo lojas de conveniência
estabelecimentos que atuem na venda de produtos agropecuários
agências bancárias e casas lotéricas
serviços de call center restritos às áreas de segurança, alimentação, saúde e de utilidade pública
atividades de informação e comunicação
fornecedores de bens ou de serviços essenciais à saúde, à higiene e à alimentação

Demais passageiros

Nos horários de pico da manhã e da tarde, o acesso de passageiros aos ônibus, terminais e estações será controlado, por meio de um bloqueio eletrônico temporário de 90 minutos. Durante estes horários, o usuário que trabalha em outro ramo comercial que não seja essencial terá a carteira bloqueada na entrada dos terminais. Quem não for dos segmentos listados por decretos estaduais e municipais como prioritários (saúde, alimentação, farmacêutico e industrial, entre outros) terá o embarque ou a integração liberada após o período dos 90 minutos. Atualmente, está em vigor o decreto que fecha as atividades não essenciais. 

Medida definida em reunião

A medida sanitária foi discutida no domingo (21) em uma videoconferência entre o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, a Rede Metropolitana de Transportes Coletivos, Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), Ministério Público e os prefeitos da Região Metropolitana. Na reunião virtual, o prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), falou que o transporte público, atualmente, é "um gargalo da contaminação". "Essa medida está mostrando o cuidado que temos com a nossa população. Sabemos que não agradamos a todos, mas estamos fazendo o nosso melhor, e esse melhor agora é a pessoa ficar em casa e não sair andando por aí se tiver sintomática", destacou Cruz.

Ocupação dos ônibus

Mesmo com o decreto da Prefeitura de Goiânia e uma determinação da Justiça de que passageiros devem ser transportados sentados e mantendo distanciamento entre eles, as cenas de aglomerações em terminais e ônibus lotados são constantes. Uma pesquisa feita pela Rede Metropolitana de Transportes Coletivos mostrou que 52,6% dos passageiros do transporte público são de serviços não essenciais, em Goiânia. Em Aparecida, o índice chega a 54,9%. O estudo foi feito pela empresa no último dia 15, entre as 6h e 10h, em dez terminais da capital. A empresa informou que foram realizadas 516 entrevistas válidas. A margem de erro é de 4,31% para os resultados gerais, dentro de um coeficiente de confiabilidade de 95%. O diretor executivo da RedeMob Consórcio, que opera a RMTC, Leomar Avelino disse que o levantamento indica que os moradores não estão respeitando o decreto. Segundo ele, mesmo com toda a frota nas ruas, os terminais e ônibus continuarão cheios, pois a população não está ficando em casa. 

Avanço da Covid-19

A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS) registrou 125.147 pessoas contaminadas e 3.293 mortos pela doença até segunda-feira (22/3). A taxa de ocupaçãodas UTIs chegou a 97,83%. O índice na enfermaria está em 96,46%. Na quinta-feira (18/3), a Secretaria Estadual de Saúde disse que encontrou em 17 cidades goianas a variante P1, linhagem brasileira mais contagiosa do coronavírus e que foi identificada inicialmente em Manaus.