Quarta-feira, 25 de
Dezembro de 2024
Política

Monitoramento e controle

Prefeitura institui política de impressão no âmbito da Administração

Normativa visa uso consciente e sustentável dos serviços de impressão e cópia, amparados pelos princípios de eficiência e de economicidade, pilares da gestão do prefeito Rogério Cruz

Foto:Divulgação
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Economicidade na Administração Pública, um dos pilares da gestão do prefeito Rogério Cruz

17 abril, 2021

Goiânia (GO) -  Foi publicado no Diário Oficial de quinta-feira (15/4) o Decreto nº 2.392, que institui a Política de Impressão da Prefeitura de Goiânia. Entre os destaques do documento estão o monitoramento e controle de impressões por software de gestão, o estabelecimento de cotas por colaborador, a criação de ilhas de impressão em locais estratégicos com equipamentos mais eficientes de médio e grande porte, além de orientações e responsabilidades dos agentes públicos no uso do serviço de impressão. De acordo com o secretário interino de Inovação, Ciência e Tecnologia, Ricardo De Val, a normativa é amparada pelos princípios de eficiência e de economicidade da Administração Pública, pilares da gestão do prefeito Rogério Cruz. “É importante que cada colaborador municipal conheça a Política de Impressão e faça o uso racional e sustentável do serviço e de todo e qualquer recurso público e ambiental”, destaca o secretário sobre o documento que determina, inclusive, que os equipamentos de impressão sejam usados exclusivamente para interesse da administração, sendo vedada a impressão de documentos particulares. A Política de Impressão define, ainda, que cabe à Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sictec) a avaliação técnica para implantação das ilhas de impressão, já disponíveis em todas as secretarias municipais; a promoção de processos de auditoria e de monitoramento; autorização para movimentação de equipamentos, entre outras prerrogativas para redução de custos com impressão e adoção de práticas de sustentabilidade e de planejamento. Para elaboração da Política de Impressão, foram feitos levantamentos de espaços físicos, equipamentos disponíveis e necessidade de impressão. “Os estudos foram determinantes para a definição da quantidade de máquinas, robustez dos novos equipamentos e critérios de distribuição espacial das impressoras”, explica De Val. O secretário interino acrescenta que, em alguns órgãos, pelo layout do departamento, não foi possível contemplar o modelo de ilha com equipamentos mais robustos. “Nesses locais, foram disponibilizadas multifuncionais distribuídas pelo órgão”, informa.

Fontes: Superintendência de Jornalismo e Mídias Sociais da  Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) da Prefeitura de Goiânia / www.poptvnews.com.br