Sábado, 27 de
Abril de 2024
Mundo

Investigação

Suspeitos de estupro coletivo contra influencer brasileira aparecem em fotos  encapuzados

Quatro suspeitos continuam foragidos. Segundo as vítimas, a polícia indiana já tem informações de para onde os outros homens podem ter fugido e trabalha para encontrá-los

Foto: Reprodução/Redes Sociais
post
Polícia divulga foto da prisão dos suspeitos de envolvimento no estupro coletivo de brasileira, em Dunka - Índia

04 março, 2024

A Polícia do distrito de Dumka, na Índia, publicou uma foto informando a prisão de três homens suspeitos de participarem do estupro coletivo da brasileira Fernanda Santos. Nas redes sociais, a vítima contou que viajava junto com o marido dela, o espanhol Vicente Barberam, pelo continente asiático, quando foram atacados por sete homens. Quatro suspeitos continuam foragidos. “Em 01.03.2024, três criminosos que estupraram uma mulher estrangeira e agrediram seu marido na área da delegacia de polícia de Hansdiha foram presos e encaminhados para custódia judicial”, diz o post. A identidade de nenhum dos três presos foi revelada. Segundo Fernanda e o marido, a polícia indiana já tem informações de para onde os outros homens podem ter fugido e trabalha para encontrá-los, mas pediram para que o casal não fale sobre o assunto para não atrapalhar nas investigações. Em nota, a embaixada do Brasil em Nova Delhi informou que "tem buscado prestar toda a assistência consular cabível à brasileira". Disse que, imediatamente após tomar conhecimento dos fatos, procurou contato com a cidadã brasileira e as autoridades locais. "Paralelamente, diante da informação de dupla nacionalidade brasileira e espanhola, a embaixada do Brasil coordenou-se com a embaixada da Espanha, que informou estar prestando assistência consular às vítimas", disse o comunicado. O Ministério das Relações Exteriores também afirmou que seguirá acompanhando todos os desdobramentos do caso, em estreita coordenação com as autoridades da Espanha e da Índia. Mas que "em atendimento ao direito à privacidade e em observância ao disposto na Lei de Acesso à Informação e no decreto 7.724/2012", não vai fornecer informações adicionais sobre casos individuais de assistência a cidadãos brasileiros.

Entenda o caso
O crime aconteceu em 1º de março, no estado de Jharkhand. O casal contou nas redes sociais que seguia de moto até o Nepal, mas decidiu acampar na região. Durante a noite, eles foram atacados pelo grupo. Enquanto Fernanda era vítima de violência sexual, o marido dela era segurado e agredido.“Fernanda está pior do que eu. Eles me bateram com o capacete várias vezes e com uma pedra na cabeça. Graças a Deus ela estava vestindo a jaqueta [de motociclista] e isso amorteceu um pouco dos golpes”, relatou.
“Meu rosto está assim, mas não é o que mais dói. Pensamos que íamos morrer. Graças a Deus estamos vivos”, desabafou a brasileira. O casal recebeu atendimento médico e denunciou o crime às autoridades policiais. Pela internet, eles afirmam que a polícia continua investigando o caso.

Ataque nas redes e desabafo
Fernanda e Vicente também afirmam que, embora estejam passando por uma situação horrível por conta do crime, não querem que as pessoas tenham uma má impressão do povo indiano (veja abaixo). A brasileira ainda desabafou que teve uma segunda chance de estar viva. “Não pensem que a Índia é assim, porque não é verdade. A Índia é um país com muitas pessoas boas e que como todos os países tem o seu lado bom e ruim. Isso foi um incidente”, disse o casal. Influencer que denunciou estupro coletivo na Índia pede que não generalizem o povo indiano. "Sou forte e continuarei sendo independente do que digam. Eu tive uma segunda chance de estar viva, e vou agarrá-la e viver minha vida feliz, marcou-me, sim, mas não vou deixar que isso me consuma", escreveu Fernanda. Segundo a influenciadora, depois de ter reportado o crime, algumas pessoas também passara a atacar ela e o marido nas redes sociais, afirmando que eles procuraram passar por esse tipo de situação se colocando em risco. Fernanda rebateu dizendo que ela e o marido já viajaram para 66 países e que nunca tiveram problemas.

Quem é a brasileira?
Nascida em Goiânia (GO), Fernanda tem um perfil próprio nas redes sociais e outro junto com o marido. Juntos há dez anos, o casal viaja o mundo em motos e divide as aventuras que vivem com mais de 177 mil seguidores.

“Ao redor do mundo em uma motocicleta”, descrevem.
Sempre sobre duas rodas, Fernanda e Vicente compartilham fotos e vídeos das belezas naturais, culturais e gastronômicas dos mais de 65 países onde eles já passaram. Muito sorridente e alegre, Fernanda ainda mostra nas redes sociais a rotina dessas viagens e vídeos brincando, dançando e beijando o marido. Além disso, instruções de manutenção na moto e as rotas por onde passam. Nas últimas publicações, o casal mostra que estava viajando pelo continente asiático.