Sábado, 27 de
Abril de 2024
Mundo

Doença

Rei Charles III está com câncer, diz Palácio de Buckingham

O rei passou por uma internação recente para tratar de um problema na próstata. De acordo com a nota do palácio, ele já começou o tratamento

Foto: Hannah McKay/ Reuters
post
O rei Charles III acena para o público ao deixar o London Clinic, hospital no qual foi submetido a uma cirurgia para corrigir um aumento de próstata, em Londres, em 29 de janeiro de 2024

05 fevereiro, 2024

O Palácio de Buckingham afirmou nesta segunda-feira (5/2) que o rei Charles III, de 75 anos, está com câncer. Não foi informado qual é o tipo de câncer e nem o estágio da doença. O rei passou por uma internação hospitalar recente para tratar de um crescimento na próstata, que não era um tumor. Durante a hospitalização, os médicos identificaram um outro problema de saúde, descrito como um tipo de câncer - no entanto até a última atualização desta reportagem, não havia sido especificado o tipo de tumor nem o estágio da doença. Além disso, uma fonte da agência de notícias Reuters informou que não se trata de câncer de próstata. De acordo com a nota do palácio, ele já começou o tratamento. Os médicos recomendaram que ele adie algumas atividades públicas, mas ele deve seguir com algumas obrigações ligadas aos deveres do Estado e trabalho "de escritório". O rei está "totalmente confiante" em relação ao tratamento e quer voltar às suas funções públicas assim que possível, disse o palácio. Ele decidiu tornar o diagnóstico público para evitar especulações e para que isso melhore a compreensão pública do que é ser afetado pelo câncer. A divulgação de uma doença é uma quebra de tradição da família real britânica. De acordo com a agência de notícias Associated Press, durante séculos a realeza do país evitou falar sobre questões de saúde.

Tratamento de próstata
No dia 26 de janeiro, a rainha Camilla disse que o rei estava "bem" após dar entrada no hospital London Clinic para realizar uma cirurgia de próstata. Segundo uma nota do Palácio de Buckingham daquele dia, foi um um "procedimento de correção" para tratar um aumentado de próstata.

"Sua majestade gostaria de agradecer a todos que enviaram suas boas energias ao longo da última semana e está encantado ao saber que seu diagnóstico está tendo um impacto positivo na conscientização sobre a saúde pública", afirmou o Palácio de Buckingham no comunicado de 26 de janeiro. Na ocasião, ele ficou três noites no hospital para o tratamento. No último domingo (4/2) ele participou de uma cerimônia religiosa em Sandringham, onde a família real tem um palácio.

Linha sucessória
A rainha Elizabeth II morreu em setembro de 2022, e Charles assumiu o trono com o título de Charles III. O primeiro da linha de sucessão após ele é seu filho mais velho, William. Os filhos de William que estão na fila depois do pai: George, Charlotte e Louis. O príncipe Harry, filho mais novo de Charles que mora nos Estados Unidos, vai viajar para o Reino Unido para encontrar o pai. Harry e Charles já conversaram depois do diagnóstico (veja abaixo um gráfico da linha sucessória).

O que acontecerá se o rei for afastado?
Na nota do Palácio de Buckingham, afirma-se que o rei seguirá com seus deveres de Estado. Caso isso não seja possível em algum momento, há uma previsão do que deve acontecer. Segundo a BBC, na Constituição do Reino Unido, determina-se que quando o chefe de Estado não tiver condição de cumprir suas obrigações oficiais, um conselho de Estado deve ser nomeado para ocupar o lugar do rei.

Hoje, esse conselho tem os seguintes membros:

Rainha Camilla (mulher de Charles)
Príncipe William (filho mais velho)
Princesa Anne (irmã)
Príncipe Edward. (irmão)

Os príncipes Harry e Andrew não podem mais ser convocados, porque agora eles são da realeza, mas não podem trabalhar em funções reais. William também está afastado de compromissos públicos porque a mulher dele, Kate, está se recuperando de uma cirurgia abdominal. O primeiro-ministro do país, Rishi Sunak, publicou uma nota na qual afirma que deseja que o rei tenha uma recuperação rápida e plena. "Não tenho dúvida de que ele estará de volta em pouco tempo e que todo o país deseja que ele fique bem", afirmou.