Desde o cafezinho na padaria até a compra de um celular, paga-se impostos. Por aqui no Brasil, muito se fala sobre a alta carga tributária e o não retorno para a sociedade desses tributos pagos. De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), o Brasil está entre os 30 países que mais cobram impostos da sua população, mas ainda assim tem o menor índice de Retorno de Bem-Estar à Sociedade (Irbes). Isso significa que o país é o que menos transforma tributos em benefícios. Para chegar a esse resultado, a pesquisa levou em consideração o Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todas as riquezas produzidas e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos países que constam na lista com as maiores cargas tributárias do mundo. O relatório apontou também que os países com os maiores índices de retorno para a população não necessariamente são os que cobram impostos mais altos. Por exemplo, a Austrália é o país que apresenta o maior Retorno de Bem-Estar à Sociedade (Irbes) e ocupa o 26º lugar no ranking da arrecadação de impostos mais caros. Já o Brasil ocupa o 14º lugar no ranking, apesar de, como já foi dito, estar em último lugar no que diz respeito ao retorno e investimento desses impostos em serviços para a população. Confira a seguir quais são os 5 países que mais cobram impostos no mundo e qual o índice de conversão desses impostos para a população:
Dinamarca
Finlândia
Bélgica
França
Itália
Dinamarca
O país escandinavo apresenta a maior carga tributária do mundo, que corresponde a 45,2% do PIB. Apesar de ocupar a posição 28 no índice de retorno dos impostos à população, o país apresenta uma das melhores qualidade de vida. Todos os cidadãos dinamarqueses têm acesso gratuito à saúde e à educação.
Finlândia
Outro país escandinavo ocupa o segundo lugar do ranking de países com maior carga tributária do mundo. Por lá, a carga tributária representa 44% do PIB e assim como a Dinamarca, o país apresenta um alto índice de Desenvolvimento Humano (IDH), onde a população tem boa qualidade de vida e acesso a diversos recursos.
Bélgica
Com carga tributária de 43,2% do PIB, a Bélgica ocupa o terceiro lugar de país que mais cobra impostos no mundo. Assim como nos países escandinavos, a população que vive na Bélgica vê o retorno dos altos preços dos impostos pagos sendo investidos pelo governo em programas de previdência social, no sistema de saúde e na educação local.
França
Um pouco diferente dos países anteriormente citados, a França, apesar da alta carga tributária que representa 43% em tributos no PIB, o país europeu apresenta algumas desigualdades sociais, ocupando o 24º lugar na lista de Retorno de Bem-Estar à Sociedade (Irbes).
Itália
Fechando o top 5 países que mais cobram impostos no mundo está a Itália com 42,6% do PIB arrecadado em tributos. Como todos os países dessa lista, a Itália possui um alto Índice de Desenvolvimento Humano. Em janeiro de 2020, o país aprovou um decreto que visava reduzir os impostos que incidem sobre o salário do trabalhador.