Domingo, 28 de
Abril de 2024
Mundo

Descompasso

Milei derruba regra anti nepotismo e nomeia Irmã

O decreto publicado por Milei estabelece que Karina Milei será secretária-geral do governo

Foto: Kevin Lamarque/REUTERS
post
Javier Milei posa ao lado da irmã, Karina Milei, e de Santiago Caputo, Gerar Werthein, Luis Caputo e Nicolás Posse

11 dezembro, 2023

Javier Milei assinou 13 decretos no primeiro dia como presidente da Argentina, domingo (10/12). Entre eles, está um que derruba outro decreto, de 2018, assinado pelo ex-presidente Mauricio Macri, que impedia parentes de membros eleitos de servirem na máquina pública. Com isso, Milei então indicou a irmã, Karina, como secretária-geral do governo. Como secretária-geral, Karina ajudará o presidente em políticas públicas, preparação de comunicados, participação em tarefas cerimoniais e protocolares, além de gestão das relações com o público, segundo a imprensa argentina. (CORREÇÃO: o g1 errou ao informar que Karina Milei, irmã de Javier Milei, presidente da Argentina, foi nomeada também para o posto de primeira-dama. O decreto publicado por Milei estabelece que ela será secretária-geral do governo. O texto foi corrigido às 18h54). Os demais decretos trataram da reorganização dos ministérios. Milei reduziu de 18 para 9 o número de pastas (leia mais abaixo), e deu posse aos ministros da Casa Civil, do Interior, das Relações Exteriores, da Defesa, da Economia, da Segurança, da Saúde, da Justiça, Infraestrutura e Capital Humano.

Em primeiro decreto como presidente da Argentina, Milei corta ministérios pela metade

Casa Civil
Ao nomear Nicolás Posse chefe da pasta da Casa Civil, Milei atribuiu ao cargo não somente a responsabilidade pela gestão dos demais ministérios, mas também a função de gerenciar as empresas estatais argentinas. Na descrição do cargo, Milei colocou Posse como responsável por "intervir nos planos de ação e orçamentos das empresas do Estado, das entidades autônomas, das organizações descentralizadas ou desconcentradas e das contas e fundos especiais, qualquer que seja a sua denominação, bem como na sua intervenção, liquidação, encerramento, privatização, fusão, dissolução ou centralização". O decreto de posse prevê a responsabilidade do ministro da Economia para gerir as empresas estatais, porém, com a orientação do Chefe da Casa Civil. Ou seja, Luis Caputo, atual ministro da Economia, pode executar as ordens dadas por Posse, mas não emiti-las.

Redução de ministérios

Em seu 8° decreto, Milei reduziu o número de ministérios de 18 para 9. Com isso, pastas anteriores foram divididas entre os novos ministérios. Segundo o jornal argentino "La Nación", o desenho será o seguinte: O que era o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação passará para o chefe da Casa Civil, assim como a Secretaria de Assuntos Estratégicos. O antigo Ministério do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e do Turismo e Esporte será agora integrado pelo Ministério do Interior. Os já extintos Transportes, Obras Públicas e Habitat e Desenvolvimento Territorial serão secretarias do Ministério da Infraestrutura. Capital Humano será responsável pelas pastas de Seguridade Social, Educação, Cultura, Trabalho e o Ministério da Mulher, Gênero e Diversidade.