Domingo, 28 de
Abril de 2024
Mundo

Conflito

Criminosos são presos após invasão a estúdio de TV no Equador

Segundo as autoridades locais, 13 pessoas foram presas após grupo invadir estúdio da rede TC nesta terça-feira (9/1) em Guayaquil

Redes sociais
post
Criminosos rendidos no chão do estúdio de TV da rede TC nesta terça-feira (9/1)

09 janeiro, 2024

A polícia do Equador prendeu todos os homens armados que invadiram o estúdio da rede de televisão TC em Guayaquil nesta terça-feira (9/1). Segundo as autoridades, 13 pessoas foram detidas e provas foram recolhidas no local. A invasão por homens encapuzados e armados aconteceu durante transmissão ao vivo do canal de notícias. Diversos funcionários foram rendidos e foi possível ouvir tiros e gritos ao fundo. A entrada dos criminosos e o momento em que a equipe é rendida foram transmitidas ao vivo antes do sinal ser interrompido.  Nas imagens,  funcionários aparecem reunidos no chão dos estúdios, enquanto pessoas armadas gesticulavam para a câmera.

Presidente decreta conflito armado interno 
Após o ocorrido, o presidente do Equador, Daniel Noboa, decretou que 22 grupos do crime organizado sejam identificados como organizações terroristas e “atores beligerantes não estatais”. Também foi decretado Conflito Armado Interno e que sejam feitas operações militares pelas Forças Armadas equatorianas para neutralizar os grupos armados. Além disso, foi formado um Conselho de Segurança Pública e do Estado para analisar a situação da segurança do país.