Sexta-feira, 29 de
Março de 2024
Turismo

Expectativa

Com belezas incomparáveis, Jalapão tem expectativa de recorde de visitação em 2022

Agências se reforçaram e a expectativa é superar os números ano de 2022

Foto: Divulgação
post
O turismo nacional teve uma ascendência muito grande em relação ao turismo internacional e o Jalapão acabou pegando carona

18 abril, 2022

Dunas no meio do cerrado, uma nascente em que você nunca afunda e cachoeiras de águas transparentes fazem do Jalapão o principal atrativo turístico do Tocantins. Os números comprovam isso, pois o parque registrou recordes todos os anos entre 2014 e 2019. A evolução só parou em 2020 por conta da pandemia, mas em 2021 mesmo com restrições veio um novo número inédito: 55.579 visitantes, pelas contas do governo do estado. A agência de turismo onde o Cleib Filho é diretor comercial tem o Jalapão como principal pacote. O boom de 2021 refletiu positivamente e eles tiveram que aumentar a frota dos carros que levam os turistas até as atrações em 40%. O número de colaboradores também cresceu e ninguém reclama de ter que trabalhar muito. "O turismo nacional teve uma ascendência muito grande em relação ao turismo internacional e o Jalapão acabou pegando carona. Nós tivemos um crescimento aí de quase 70% no número de visitantes no ano passado", contou o diretor. A grande maioria dos turistas que vêm para o Japão acaba tendo que desembarcar em Palmas e por isso a rede hoteleira precisa se preparar para receber esse pessoal que busca um descanso antes de seguir viagem. O impacto disso é tão grande que um quarto da ocupação no hotel do Marcos Koche, por exemplo, é justamente de turistas que chegam para visitar o parque estadual. "Nós tivemos um período de pandemia onde o Jalapão foi um pilar naqueles anos difíceis de 2020 e 2021", contou o empresário Marcos Koche. Em 2020, por conta dos altos números da pandemia, e dos acessos ao parque fechados o hotel precisou demitir pessoal, mas foi o Jalapão que permitiu que as portas ficassem abertas. "Infelizmente tivemos que demitir alguns colaboradores, mas nós conseguimos manter outros colaboradores devido à elevação na procura para o Jalapão", afirmou. Neste ano o Jalapão recebeu quase quatro mil turistas em janeiro e mais de dois mil em fevereiro. Por isso dá para perceber que a perspectiva para o é boa. Na agência que o Cleib trabalha já não existem mais vagas para o mês de abril, está tudo lotado e para maio já tem muita data indisponível. "Já estamos com procuras exorbitantes. Não paramos em tempo nenhum, o Jalapão é o ano inteiro", disse.