Quinta-feira, 18 de
Abril de 2024
Política

Excesso

Guarda civil joga spray de pimenta em mãe e adolescente caídos no chão

Corporação afirmou que jovem não obedeceu ordens dos GCMs, por isso foi necessário o uso do jato; equipe estava no local para verificar presença irregular de banca de espetinho em quadra

Foto: Reprodução/TV Anhanguera
post
Adolescente e mãe são atingidos por spray de pimenta nos olhos enquanto estão no chão

20 setembro, 2021

Goiânia (GO) -  Um adolescente recebeu spray de pimenta nos olhos por duas vezes durante abordagem da Guarda Civil Metropolitana em frente ao Parque Mutirama, em Goiânia. Um vídeo mostra quando o rapaz, de pé, recebe o primeiro jato e se joga no chão gritando de dor. Ainda caído, a mãe tenta protegê-lo, mas ambos são atingidos por segundo jato. A confusão aconteceu na manhã de domingo (19/9). A família contou que o rapaz foi levado para a Central de Flagrantes de Goiânia, ficou apreendido até por volta de 20h e foi liberado. Segundo a Polícia Civil, foi registrado um boletim circunstanciado de ocorrência pela ato infracional análogo ao crime de desobediência, sem necessidade de pagamento de fiança. A GCM relatou que o adolescente “se recusou a se identificar, se recusou a aceitar a abordagem e tentou subtrair a arma do guarda”. Por isso, segundo a corporação, o uso do spray foi necessário como forma de “alerta”. “[A ação de usar o spray de pimenta] foi para notificar o pessoal, só que, já na chegada, eles [GCMs] foram hostilizados pelo pessoal da banca. Se for o caso de excesso, será encaminhado para Corregedoria para que o procedimento seja tomado”, disse o comandante operacional da corporação, Vilmar Rodrigues. Por meio de nota, a GCM completou que "não compactua com violência e que apoia o crescimento socioeconômico das famílias de Goiânia, mas que age em favor do cumprimento das leis municipais em nossa capital", conclui o comunicado.

Família nega tentativa de pegar arma

Indignados com a atitude dos guardas, os responsáveis pela barraquinha e parentes do adolescente disseram que, em momento algum, o rapaz tentou pegar a arma do GCM e que estava com as mãos para trás quando foi atingido pelo spray. A família responsável pela barraca de espetinho afirmou que tem credenciamento assinado pelo antigo responsável pelo Parque Mutirama. No entanto, após a pandemia da Covid-19 ela explicou que o documento não tem sido reconhecido pela Prefeitura de Goiânia. Os comerciantes também disseram que não vendem bebidas alcoólicas no local, diferente do que foi mencionado pela GCM.  Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Economia Criativa (Sedec) informou que "todos os processos sobre o exercício de atividade ambulante em Goiânia estão com a tramitação normal". Ainda de acordo com o texto, "a concessão da licença é precedida de cadastramento junto à Sedec e atendimento de todos os critérios estabelecidos na legislação vigente, sobretudo localização adequada para a prática do comércio ambulante".

Confusão

Segundo a Guarda, houve uma denúncia de que a barraca de espetinho estaria atrapalhando uma atividade na quadra e estaria irregular no local. Imagens feitas durante a abordagem mostram que houve discussão entre os guardas e a família responsável pelas vendas. Outro vídeo mostra quando um dos GCMs puxa o adolescente pela camiseta e o coloca no chão, enquanto a mãe tenta protegê-lo entrando no meio. Enquanto isso, a irmã filma e diz: “Olha que absurdo, fazendo isso com ele! Olha que absurdo. Está louco, é?”. Logo depois, outro vídeo mostra o momento em que o rapaz é atingido nos olhos por spray de pimenta disparado por um guarda. O rapaz está de pé quando é atingido pela primeira vez e se joga no chão, gritando de dor. Enquanto isso, a irmã grita: “Aqui, gente! Socorro! Socorro!”. Neste momento é que a mãe do adolescente vai ao chão para ajudá-lo, e o GCM joga o segundo jato.