Quarta, 08 de Dezembro de 2021
Geral

Empreendedorismo

Rogério Cruz destaca ações para fortalecer empreendedorismo na Capital

Prefeito ressaltou, durante o 1º Encontro Estadual de Prefeitos - SEBRAE Cidade Empreendedora, a vocação da capital no segmento da moda e na prestação de serviços

Foto: Jucimar Sousa
post
Rogério Cruz frisou a redução de ISS de 5% para 2% para diversos segmentos e outras iniciativas

21 outubro, 2021

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, destacou ações da Prefeitura de Goiânia para a retomada econômica no contexto da pós-pandemia, durante evento promovido pelo SEBRAE Goiás, nesta quinta-feira (21), em que a entidade apresentou boas práticas para o desenvolvimento dos pequenos negócios nas cidades goianas. Rogério Cruz frisou a redução de ISS de 5% para 2% para diversos segmentos e outras iniciativas. O fortalecimento do polo de moda da capital foi um dos projetos apontados pelo prefeito, cujo intuito é capacitar pequenos empreendedores e organizar a produção de vestuário de alta qualidade. “A vocação de Goiânia para a moda tem nos inspirado a criar um ambiente rico em oportunidades”, enfatizou Rogério Cruz sobre a previsão de investir R$ 1 milhão para qualificar trabalhadores na área de costura de alto padrão. O pioneirismo de Goiânia na adesão ao programa ‘Casa Verde Amarela - Parcerias’ permitirá a empreendedores da construção civil firmar contrato com o poder público e alavancar negócios. “Os empreendedores poderão se credenciar para construírem unidades habitacionais subsidiadas em 20% pela Prefeitura de Goiânia para famílias de baixa renda”, destacou Cruz ao mencionar também a elaboração de plataforma de vendas para a comercialização dos produtos de artesãos goianienses. Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Ubiratan da Silva Lopes, destacou a  importância do empreendedorismo para os municípios e ressaltou a força das micro e pequenas empresas para a economia. “Elas representam 99% dos negócios em atividade no País, sendo responsáveis por 54% dos empregos formais e por 27% do PIB brasileiro”, elencou. “As prefeituras são fundamentais para estimular o empreendedorismo e numa ação pioneira, abrimos as portas do Sebrae para os prefeitos de Goiás”, acrescentou Ubiratan. Bruno Quick, diretor técnico do Sebrae Nacional, falou do reconhecimento da entidade aos prefeitos empreendedores. “Hoje, muito claramente, os governos têm um papel muito importante no papel do desenvolvimento, na desburocratização e criação de políticas. O empreendedor vê no poder público o potencial parceiro, esta visão nos levou a criar este reconhecimento aos gestores públicos.” O diretor-superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, apresentou um panorama dos pequenos negócios em que destaca o crescimento de 75% do empreendedorismo brasileiro. “Ter o seu próprio negócio passa a ser o segundo maior sonho do brasileiro, isto não é diferente em nosso estado. Temos um potencial imenso de trabalhar para a retomada, em atividades complementares e redirecionadas nestes momentos de oportunidades e de inovação”, sublinhou.

Goiânia Empreendedora
Dados do Sebrae Goiás apontam que Goiânia possui 195 mil micro e pequenas empresas ativas. Destas, mais de 104 mil se referem aos microempreendedores individuais. Neste ano, já foram abertos mais de 26 mil negócios na capital. As soluções da entidade pensadas para o poder público foram apresentadas pelos analistas do Sebrae Elaine Moura, Allan Máximo e Andrey Azeredo. Alguns dos processos já são discutidos com gestores da Prefeitura de Goiânia. “A sua equipe, prefeito, tem feito um trabalho muito colaborativo em prol dos empreendedores, temos tido um relacionamento muito bom com o secretariado”, agradeceu Elaine. O presidente da Associação Goiana dos Municípios (AGM), Carlos Alberto Andrade Oliveira, prefeito de Goianira, elogiou a iniciativa da conferência. “Este evento mostra a importância da participação dos municípios como prefeito empreendedor. A participação do Sebrae será essencial para a retomada da economia na pós-pandemia.”