A empresa mãe do Facebook - Meta - registrou a maior queda em valor de mercado em um único dia. O prejuízo de Mark Zuckerberg chegou a US$ 252 bilhões - equivalente a mais de R$ 1,3 trilhão, conforme publicou o Link Estadão. Segundo balanço apresentado, o Facebook perdeu cerca de 500 mil usuários diários globalmente nos últimos três meses do ano passado – o número passou de 1,93 bilhão para 1,92 bilhão. A Meta viu suas ações despencarem para o ponto mais baixo em mais de um ano na última quarta-feira (02), depois que a empresa reduziu sua previsão de receita para o trimestre atual. As ações caíram 22,5%, para cerca de US$ 250,45 no final do pregão. As ações da empresa não são negociadas tão baixas desde 2020, e a queda corresponde a cerca de US$ 200 bilhões (pouco mais de R$ 1 trilhão) sendo retirados da capitalização de mercado da Meta. A queda dramática ocorreu depois que a Meta reduziu sua projeção de receita do primeiro trimestre de 2022 para a faixa de US$ 27 bilhões a US$ 29 bilhões (entre R$ 147 bi e R$ 153 bi), em comparação com as expectativas dos analistas de US$ 30,15 bilhões (cerca de R$ 160 bi), segundo dados da Refinitiv. As ações de outras empresas de tecnologia, incluindo Apple, Google e Microsoft, tiveram um início difícil em 2022, à medida que os investidores se preparam para o Federal Reserve aumentar as taxas de juros.
Zuckerberg enfrenta 'problemas' com Metaverso
Os gastos relacionados ao metaverso da empresa significaram que sua divisão de óculos virtuais "Reality Labs" perdeu mais de US$ 10 bilhões (R$ 53 bi) em 2021, de acordo com o relatório de ganhos da Meta. Zuckerberg argumentou que perdas estão dentro das expectativas, e que investir bilhões de dólares no desenvolvimento de produtos do metaverso acabará valendo a pena. A baixa, no entanto, não parece ter afetado Mark Zuckerberg, dono da Meta. O empresário afirmou que já esperava o prejuízo, capaz de ser ainda maior neste ano de 2022. Ao longo dos últimos anos, o segmento Reality Labs veio apresentando perdas cada vez maiores:
Em 2019, o prejuízo foi de R$ 23,8 bilhões e receita de R$ 2,6 bilhões
Em 2020, o prejuízo foi de R$ 35 bilhões e receita de R$ 6,05 bilhões
Em 2021, o prejuízo foi de R$ 54 bilhões e receita de R$ 12 bilhões
O cenário também afetou a lucratividade geral da empresa no ano passado. A emissora aponta que, se não fosse pelo Reality Labs, a Meta teria lucrado mais de US$ 56 bilhões.