Sexta-feira, 29 de
Março de 2024
Geral

Terror

Porto Nacional (TO) barco afunda com cantora

"foi como um filme de terror", lembra a cantora Manu Bahtidão

Foto: Reprodução/Instagram @manuoficial
post
Cantora Manu Bahtidão foi atração da Praia de Porto Real no domingo (24/7)

26 julho, 2022

O barco onde estava a cantora Manu Bahtidão afundou na noite de domingo (24/7), em Porto Nacional (TO). Ela estava saindo da Praia de Porto Real após um show. Além da equipe, dois filhos da cantora estavam na embarcação, também chamada de voadeira ou rabeta. Todos que estavam a bordo foram socorridos por um outro barco que passava pelo local no momento. Pelo Instagram a cantora relatou os momentos de terror e do medo de perder os filhos quando percebeu que o barco começou a encher de água e afundar. A Prefeitura de Porto Nacional informou que a equipe da cantora Manu Bahtidão teria fretado por conta própria outra embarcação diferente das ofertadas pela prefeitura. Mesmo assim, a prefeitura informou que a gestão municipal busca esclarecimentos e responsabilização pelo ocorrido. Já a própria cantora negou a informação e ressaltou que a prefeitura não prestou nenhuma assistência a ela e sua equipe. O g1 pediu posicionamento ao Corpo de Bombeiros sobre o acidente e aguarda resposta.

Desespero
O 'pesadelo' aconteceu após o evento. Ela e a equipe se dirigiam ao local para pegar a voadeira para retornar a Porto Nacional, acompanhada do representantes da prefeitura e da organização da temporada Porto Verão 2022. Mas a embarcação já estava lotada e chegaram a questionar isso ao condutor. "Quando cheguei nessa rabeta não cabia nem eu. Meu filho estava lá atrás, junto com minha filha. Entramos nessa rabeta cheia de gente e um dos meninos falou para o dono da rabeta que estava muito lotada. O cara disse 'não se mete no meu trabalho'", relatou a cantora nos Stories do Instagram. "No meio do rio essa rabeta estava furada e começou a entrar água. Ela começou a entrar na água e todo mundo caiu. Meu filho estava com colete que não dava para amarrar e eu estava sem colete. Eu não sei nadar, e estava de bota, com a mesma roupa do show. Minha filha entrou em pânico, desesperada porque estava muito escuro", contou Manu. No momento de desespero, ela disse que só conseguia pensar nos filhos e no que poderia fazer para salvá-los. "A única coisa que eu pensava como mãe era que eu precisava salvar meus filhos, fazer alguma coisa. Eu não estava preocupada comigo mas talvez a força dos meninos estarem ali me deu força para eu sobreviver". Ela disse ainda que alguns momentos depois conseguiram colocar o filho dela em cima da embarcação, que estava virada na água, mas que ele e a filha estavam desesperados e gritando muito.

Resgate
Ainda conforme Manu, momentos após a voadeira afundar e todos caírem na água, um secretário do município chegou em uma embarcação vazia e ajudou a resgatar as pessoas da água. "O mesmo pessoal que deixou a gente, chegou em uma rabeta nova para socorrer. Outras pessoas passando pararam e foram socorrendo o pessoal", contou, lembrando que todos se seguraram na voadeira virada até que pudessem ser socorridos. Manu Bahtidão ainda questiona a falta de segurança das embarcações que fazem a travessia de banhistas para a Praia de Porto Real. "Pessoas do local disseram que a rabeta estava furada no dia anterior e que o cara era um irresponsável por fazer o que fez. Disseram que esconderam a rabeta para não mostrar que estava furada. Só sei que preciso achar isso, que agente veja tudo o que aconteceu. É muito sério, poderia ter morrido todo mundo, eu poderia ter perdido minha família por uma irresponsabilidade". Ela completou ainda que quando a equipe foi levada para a embarcação, além da organização, havia equipes do Corpo de Bombeiros, e nenhuma autoridade questionou a lotação na embarcação. Em nota divulgada em no Instagram, Manu Bahtidão cancelou show que faria em Igarapé-Miri (PA) para ela e sua equipe se recuperarem do susto. A nota relata ainda que houve perda de pertences e equipamentos de trabalho no naufrágio.

O que diz a Prefeitura de Porto Nacional
Questionada sobre a situação, a Prefeitura de Porto Nacional informou que todos artistas contratados são orientados a procurarem as equipes da prefeitura para procederem com o transporte até o local dos shows. Entretanto, segundo a gestão, a equipe da cantora Manu Bahtidão fretou, por conta própria, outra embarcação diferente das ofertadas pela prefeitura. Mesmo assim, a prefeitura informou que a gestão municipal busca esclarecimentos e responsabilização pelo ocorrido. A cantona Manu Bahtidao negou essa informação. Também ressaltou que ao perceber o risco, o secretário de Cultura e do Turismo de Porto Nacional imediatamente acionou outras embarcações para prestar socorro aos ocupantes. A gestão ainda explicou que as embarcações são cadastradas junto à Associação de Barqueiros de Porto Nacional, a qual administra todos os prestadores de serviços dessa natureza. Diante do ocorrido, a prefeitura de Porto Nacional esclareceu que reforçará, junto ao demais órgãos fiscalizadores, "a necessidade de atuação conjunta para promover maior segurança aos frequentadores da praia Porto Real, retirando, se necessário, embarcações que possam colocar em risco a travessia até a ilha". Por fim, a nota citou que um esquema de segurança foi montado para proteger os frequentadores das duas praias (Porto Real e Luzimangues) tem em parceria com as polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Marinha do Brasil e Guarda Municipal.