O menino João Gabriel, que desenhou o próprio álbum da Copa do Mundo 2022 por não ter dinheiro, assistiu a convocação jogadores da seleção brasileira para amistosos, nesta sexta-feira (9/9), no Rio de Janeiro. Pai dele, o feirante João Teixeira conta que várias pessoas quiseram tirar foto com o filho, que foi muito “paparicado” pelo pessoal da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que fez o convite. “Foi show de bola. Ele participou da convocação para os amistosos da seleção, conheceu muita gente do esporte, tirou fotos, foi paparicado por todo mundo da CBF, foi lembrado pelo Tite na hora da convocação. Foi uma maravilha”, contou o pai. “Eu fui na sede da CBF, conheci muita gente, o Tite, o presidente da CBF, muita gente importante. Obrigado por tudo”, disse o garoto. A família chegou ao Rio de Janeiro na quinta-feira (8/9), após viajarem pela primeira vez de avião. No dia, João visitou museu do futebol, na sede da CBF, ganhou uma camisa da seleção brasileira com o nome dele, bola autografada e o álbum original com figurinhas. O menino ainda conheceu o mar e ficou muito feliz. No mesmo dia, durante a visita a Casa do Futebol, o garoto ainda conheceu o técnico da seleção, Tite, a jogadora Marta e o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, e participou da cerimônia que homenageou a maior artilheira do Brasil, que foi eternizada com uma estátua de cera no Museu da Seleção Brasileira, na sede da CBF. Após participar da convocação dos jogadores, a família foi para o aeroporto do Rio de Janeiro e deve voltar para Goiânia ainda nesta sexta-feira. Na bagagem, eles trazem lembranças incríveis de “um sonho que se tornou realidade”. “Eu nunca imaginei que poderíamos viver tudo isso. Algo tão simples, que surgiu de uma brincadeira de criança, mas foi além da nossa imaginação. A criatividade dele transformou sonhos. Um sonho que virou realidade”, disse o pai.
Álbum que viralizou
João Gabriel ficou famoso após uma reportagem do g1, no dia 29 de agosto, que mostrou quando ele fez o próprio álbum da Copa do Mundo de 2022, em Goiânia. Como não tinha dinheiro para comprar um livro oficial, ele usou papel, tesoura, lápis de cor e muita criatividade. “Passou uma reportagem sobre o álbum da Copa e ele disse que queria um álbum. Eu cheguei do serviço e ele disse que já tinha um. Quando fui ver, ele me explicou que fez desenhado”, contou o pai. Vendendo hortaliças na capital, a família vive com cerca de um salário mínimo por mês, segundo João Teixeira. Para completar o álbum, João Gabriel, que é apaixonado por futebol, gastaria mais da metade da renda mensal da família. Emocionado, o pai do menino disse que para a família o gasto é inviável. “Não tem como não emocionar, a felicidade é tanta que eu fico sem palavras de ter alguém com tanta criatividade”, desabafou. Pelas fotos, é possível ver o cuidado de João com os desenhos. A criatividade é tanta, que ele desenhou até a lendária figurinha do jogador Neymar.
Repercussão
Os frutos da criatividade do pequeno João Gabriel, que desenhou o próprio álbum da Copa do Mundo de 2022 por não ter dinheiro para comprar, chegam a todo momento após a reportagem do g1. A história do menino chamou a atenção de famosos como o goleiro Cássio, que ligou para o menino, e do comentarista e ex-jogador Casagrande, que mandou mensagem para o pai. “Conversei com o goleiro Cássio, do Corinthians. Ele disse que, se as minhas figurinhas acabarem, é só avisar que manda mais. Foi muito legal falar com ele”, diz João Gabriel. As equipes da cantora Luísa Sonza e do time de futebol europeu Bayern de Munique também entraram em contato com a família para presentearem João com o álbum após verem as publicações na internet. O pai do menino, João Teixeira, falou para todos que o filho já havia recebido o livro, mas as equipes querem entregar outros presentes. Em entrevista ao g1, o ex-jogador Walter Casagrande , que chegou a disputar a Copa do Mundo com a camisa da Seleção Brasileira, disse que ficou comovido com a história do João Gabriel, já que ele é só um, entre milhares de crianças que sonham com um álbum da copa.