Sábado, 20 de
Abril de 2024
Geral

Melhora

Maguito Vilela está 'evoluindo bem', mas segue entubado para tratar Covid-19

Pneumologista que acompanha candidato a prefeito de Goiânia em São Paulo afirma que quadro segue estável e que funções estão normais

Foto: Reprodução/Instagram
post
Maguito Vilela no hospital Albert Einstein, em SP, antes de ser entubado

01 novembro, 2020

São Paulo (SP) - Maguito Vilela (MDB), candidato a prefeito de Goiânia, segue entubado no processo de tratamento contra a Covid-19, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Segundo informado ao G1 pelo médico dele, Marcelo Rabahi, na tarde de sábado (31/10), o político mantém o quadro estável e está "evoluindo bem", mas não existe ainda uma previsão para a retirada da sedação. "O quadro mantém estável. Ele atingiu todas as metas propostas e está evoluindo bem. Manteve a pressão normal, função renal com a diurese normal, as necessidade de oxigênio que ele precisa estão sendo atendidas. Não teve nenhuma intercorrência", explicou Rabahi. Maguito, de 71 anos, foi entubado na tarde de sexta-feira (30) após piora no quadro respiratório. O médico destacou que os próximos passos do tratamento dependem de uma avaliação quanto às respostas clínicas do candidato. "Não tem previsão [para retirar a sedação]. A doença, nessa fase, as avaliações são feitas diariamente e a cada dia se reavalia as metas a serem atingidas. Então, por enquanto, tira a sedação não é uma dessas metas", pontua. Em nota, a assessoria de Maguito informou que os exames apontam "uma evolução na sua recuperação, com redução da inflamação no pulmão e da carga viral da Covid-19".

Contaminação

Maguito Vilela testou positivo para o coronavírus no último 20 de outubro. Dois dias depois, foi internado em um hospital de Goiânia. Na terça-feira (27/10), ele recebeu diagnóstico de até 75% de inflamação nos pulmões e um alerta para o do nível crítico de saturação de oxigênio no sangue. No mesmo dia, ele foi transferido para São Paulo. Seu candidato a vice, o vereador Rogério Cruz, também testou positivo para o coronavírus. Ele está em casa, seguindo o protocolo médico indicado para este caso. Em agosto deste ano, Maguito perdeu duas irmãs para a Covid-19 em um intervalo de menos de dez dias. Elas tinham 82 e 76 anos e moravam em Jataí (GO).

Carreira política

Maguito já foi eleito vereador, deputado estadual e federal e vice-governador. Também foi governador de Goiás entre 1995 a 1998, quando disputou e ganhou a eleição para senador. Em 2007, foi nomeado por Guido Mantega, então ministro da Fazenda, como vice-presidente do Banco do Brasil. Antes de disputar a eleição desde ano, foi eleito prefeito de Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana da capital, por duas vezes, em 2008 e 2012.

Fontes: G1 Goiás /  www.poptvnews.com.br