Sábado, 27 de
Abril de 2024
Geral

Logística

Goiânia prepara primeiro heliponto para carros voadores

Aeronaves farão parte de um sistema parecido com aplicativos de transporte e empresas de táxi aéreo. Veículos devem funcionar a partir de 2026

Foto: Divulgação/Opus Incorporadora
post
Goiânia prepara primeiro heliponto para receber carros voadores

14 março, 2024

Uma empresa prepara o primeiro heliponto para receber carros voadores, em Goiânia (GO). O local será construído no complexo imobiliário Cidade Opus, na esquina das das Avenidas 85 e Mutirão. A Embraer, junto à sua subsidiária Eve Air Mobility, irá construir a primeira fábrica de montagem da aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical eVTOL (sigla em inglês para veículo elétrico de pouso e decolagem vertical) em Taubaté (SP). O primeiro protótipo do veículo deve começar a ser montado neste semestre, os testes devem ocorrer em 2024 e as primeiras entregas e a entrada em serviço estão programadas para 2026 - data que a responsável pela construção do heliponto, Opus Incorporadora, espera estar preparada para receber os veículos. A Opus informou que um heliponto comum não é certificado para pouso de eVTOLs, quanto que o heliponto do Cidade Opus foi projetado com as especificidades necessárias para obter a certificação para receber os eVTOLs.

Como funciona o “carro voador”
Apesar do termo "carro voador" ter se popularizado, os eVTOLS são parecidos com helicópteros. Esses veículos têm alcance de 100 quilômetros e usa asas fixas, rotores e propulsores. Eles não seguirão o modelo de veículos particulares. As aeronaves farão parte de um sistema parecido com aplicativos de transporte e empresas de táxi aéreo, com a promessa de reduzir as viagens intraurbanas de uma hora para 15 minutos. A principal diferença dele para um helicóptero é o uso de eletricidade ao invés de combustível de aviação, reduzindo o impacto ambiental.