Quinta-feira, 25 de
Abril de 2024
Geral

Suavidade

Em resposta à entrada de Magda Mofatto em Aparecida, Professor Alcides muda tom sobre Mendanha

Mudança pode ser lida como uma reação a certa suavidade de Gustavo Mendanha ao permitir que Magda Mofatto firmasse acordo com vereadores

Foto: Divulgação
post
“Ela resolveu comprar apoio dos vereadores a peso de ouro”, Professor Alcides

06 maio, 2022

A entrada da deputada federal Magda Mofatto (PL) nas bases de Aparecida de Goiânia fez Professor Alcides (PL), pré-candidato à reeleição e que tem bases justamente na cidade da região metropolitana, mudar o tom sobre a candidatura de Gustavo Mendanha (Patriota) a governador do Estado. O parlamentar, que antes acenava para apoio incondicional, agora diz que irá apoiar o ex-prefeito apenas “dentro de Aparecida”. A mudança pode ser lida como uma reação ao que considera certa leniência de Gustavo Mendanha ao permitir que Magda Mofatto firmasse acordo com pelo menos 12 vereadores de Aparecida de Goiânia, inclusive o presidente da Câmara, André Fortaleza (MDB). Embora negue relação entre os fatos, Professor Alcides disse ao Jornal O Popular que atitude da deputada foi “deselegante”. “Ela resolveu comprar apoio dos vereadores a peso de ouro”, chegou a dizer. Um vereador disse à reportagem, entretanto, que há tentativa entre os parlamentares ainda fiéis a Alcides de reverter pelo menos parte do “estrago”. Corre nos bastidores da Câmara Municipal a informação de que, após a repercussão, pelo menos dois vereadores estariam arrependidos de manifestar apoio à deputada. Alcides ainda conta o apoio de Amendoim (PDT), Arnaldo Leite (MDB), Camila Rosa (PSD), Diony Nery, Erivelton Contador (PP), Fábio Ideal (PP), Gilsão Meu Povo (MDB), Kézio Montalvão (SDD), Lelis Pereira (PP) e Roberto Chaveiro (Podemos).

Entenda
A crise se precipitou com a visita da deputada Magda Mofatto ao presidente da Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, André Fortaleza (MDB). O encontro, que contou com manifestação de apoio de 13 vereadores, ocorrido na casa do emedebista, no dia 28 de abril, é visto como um avanço da parlamentar e antecipa disputa política das eleições de outubro. Magda Mofatto foi uma das principais fiadoras da articulação para que Gustavo Mendanha fosse para o PL, mas que acabou dando errado após a interferência de Major Vitor Hugo (PL), que acabou ficando como o pré-candidato oficial do presidente Jair Bolsonaro no Estado. Na última terça-feira (3/5), Vitor Hugo e Professor Alcides se reuniram, em Brasília, para discutir as eleições deste ano.