Sexta-feira, 19 de
Abril de 2024
Geral

Gestão pública

Balanço mostra avanços nos nove meses de gestão Caiado

Conquistas estão em áreas como segurança pública, saúde, educação e assistência social

Foto: Divulgação
post
Governador de Goiás Ronaldo Caiado (DEM)

07 outubro, 2019

Goiânia (GO) - Sob a gestão de Ronaldo Caiado (DEM), o Governo de Goiás tem concentrado esforços na melhoria dos serviços prestados ao cidadão. As conquistas de nove meses de trabalho já são perceptíveis nas mais variadas áreas, especialmente as essenciais, como segurança pública, saúde, educação e assistência social. Pautado na transparência, é política do novo governo prestar contas à sociedade, detalhando todas as ações já realizadas e os respectivos resultados.

Segurança pública

A partir de uma nova metodologia implantada na segurança pública, que envolve o tripé integração, inteligência e integridade, os indicadores comprovam queda de crimes violentos. Comparando janeiro a setembro deste ano com o mesmo período do ano passado, os homicídios tiveram redução de 21,23%. Latrocínios, por sua vez, recuaram 33,75%. Também houve queda nos roubos a transeuntes (-47,36%), roubos de veículos (-58,30%) e roubos a instituições financeiras (-79,17%). Há também um forte enfrentamento à impunidade. A partir de investigações criteriosas, este ano as forças policiais já solucionaram 80,52% dos homicídios registrados nesses nove meses. Além disso, o Estado abriu 1.091 novas vagas no sistema prisional e iniciou a implantação da biometria, reforçando o controle e segurança nos presídios. Em relação ao quadro de pessoal, o governador Ronaldo Caiado decretou o fim da terceira classe e realizou promoções de oficiais da Polícia Militar.

Saúde

Uma das principais marcas até aqui é o respeito à vida e o cuidado com pacientes mais graves. A partir disso, foram entregues 67 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sendo 46 no interior goiano. Também houve a celebração de convênios com unidades de saúde filantrópicas: Hospital São Pedro de Alcântara (cidade de Goiás), Santa Casa de Misericórdia (de Catalão, Anápolis e Goiânia) e Hospital Padre Tiago (Jataí). A partir dessas iniciativas, o Estado estende a mão para os municípios, regionalizando o acesso à saúde.

Educação

Principal porta de entrada para a universidade, o Enem está chegando e a expectativa é que os estudantes das escolas públicas goianas tenham notas satisfatórias. Isso porque, desde o primeiro semestre, a Secretaria da Educação (Seduc) vem realizando uma série de ações para preparar os estudantes. Além da reformulação do Goiás Bem no Enem, que conta até com programas de TV, são realizados aulões extra e abertos à comunidade em geral. No quesito segurança, a Seduc está implantando o novo Protocolo de Segurança Escolar. A educação também avançou na criação de 15 mil vagas nos Institutos Tecnológicos de Goiás (Itegos) para estudantes do Ensino Médio. Trata-se de cursos de nível médio e de qualificação profissional. Além disso, foram nomeados 359 professores aprovados em concurso público e entregues 151 ônibus escolares, que vão renovar e reforçar a frota pelo interior.

Políticas sociais

No quesito moradia, Caiado já entregou 1.389 unidades habitacionais e 800 escrituras. E em outra esfera das políticas sociais, o governador assinou o Protocolo da Primeira Infância, que integra os vários programas já existentes na área, levando atendimento a todas as regiões do Estado, especialmente às mais vulneráveis. Também criou a Rede Goiana de Oportunidades, cujo propósito é integrar a oferta de serviços sociais a partir da rede pública de ensino. No campo da geração de empregos, o governo estadual assinou protocolos de intenção para instalação de 44 empresas, espalhadas por 25 municípios. A expectativa é gerar mais de 25,6 mil postos de trabalho. E houve ainda o lançamento do Goiás Empreendedor, que oferece três linhas de crédito para impulsionar de pequenos a grandes empreendedores. Confira o balanço detalhado dos nove meses de gestão para download: https://we.tl/t-FOIeG7S2yE