p/ Silvana Marta
Foi dada a largada para mais uma importante realização do Governo Ronaldo Caiado: a inauguração da pavimentação das Go-487 e Go-595, trecho entre Vicentinópolis/Usina Caçu. Pavimentação asfáltica e recuperação das rodovias goianas são um compromisso da gestão Caiado, até porque ele pegou o governo em 2019 com um caos instalado em termos de malha rodoviária estadual. Quem não se lembra das rodovias estaduais esburacadas? Quantas pessoas não tiveram perdas materiais como pneus estourados, acidentes e até mortes por conta da má conservação do asfalto nas nossas rodovias? Quem mora nas cidades do interior ou precisou passar pelas rodovias estaduais seja a trabalho ou férias sabe do que eu estou falando. Eu mesma tive um pneu estourado com perda total em uma rodovia estadual perto de Mato Grosso, quando um motorista de um caminhão parou para me ajudar em uma rodovia sem acostamento, esburacada e debaixo de chuva. Por isso reafirmo: quem já passou por isso sabe bem do que estou falando. Há quem diga que Iris Rezende tenha asfaltado grande parte do estado nos idos dos anos 80. De fato! Mas algumas pessoas questionam a qualidade do asfalto por ele entregue bem como a falta de acostamento, que ele justificou na época face ao dilema rodovias asfaltadas x rendimento asfáltico.Entretanto a frente de serviço dos governos de Iris Rezende, melhorou a qualidade do transporte rodoviário em Goiás Ademais, há quem também diga que Marconi Perillo asfaltou [asfalto sonrisal] muitos quilômetros de rodovias no Estado. Mas ele teve 20 anos para fazê-lo, além do que poucos destas rodovias foram construídas com recursos estaduais. A maioria das obras de Marconi Perillo foram realizadas com o aporte do Governo Federal, às pressas, em ano eleitoral. Quem não se lembra das suas frentes de trabalho às vésperas das eleições? Muitas delas foram por água abaixo, uma vez que, passadas as eleições, seu governo abandonava as obras para retomá-las apenas às vésperas das eleições seguintes, o que atesta que além de obras meramente eleitoreiras, resultaram em uma dívida enorme. A conta chegou - deixando não só buracos nas rodovias mas um enorme buraco na conta do Estado de Goiás. Quem adentra no estado do Mato Grosso vê grande diferença em termos de desenvolvimento rodoviário estadual e mesmo federal. Foram vinte anos de uma administração pífia em Goiás, e a diferença entre a malha rodoviária estadual de Mato Grosso e Goiás é clara, vista a olhos nús. Mato Grosso evoluiu demais, deixando Goiás para trás. Um tempo onde a eleição era ganha na base do estelionato eleitoral, quando lideranças eram corrompidas por dinheiro distribuído às vésperas das eleições, proveniente de agiotagem advindas das Cachoeiras. Esse tempo acabou. Este primeiro trecho inaugurado em Vicentinópolis (Go-487 e Go-595) rodovias que ligam os municípios de Vicentinópolis a Porteirão (sul do Estado) na data de 22 julho de 2020 é um marco histórico e demonstra o compromisso do governador Ronaldo Caiado com o povo de Goiás, até porque, inaugurada com apenas um ano e seis meses de gestão, não deixa nenhuma conotação de ‘obra eleitoreira’, como todos nós estávamos acostumados. É início de governo, com a ressalva de que estamos em meio a uma pandemia mundial. Na verdade, todos os governos foram afetados e poderia se dizer que o ano estava perdido. Não em Goiás - fruto de uma administração responsável e consciente. Além do mais, a obra é de qualidade, tendo o asfalto 7,5 cm de massa asfáltica e um acostamento de 1,70 cm. Essa é a diferença nítida do entre o governo Caiado para os governos anteriores. Também cerca de dois quilômetros do trecho urbano de Vicentinópolis estão duplicados e também receberam pavimentação. Obras de pavimentação e de recuperação das rodovias goianas são fundamentais para o setor produtivo, uma vez que isso facilita o escoamento da produção. Mas, também são fundamentais para a população, que tem segurança para transitar por nossas rodovias. Foram investimentos de R$ 42,2 milhões por meio de parceria com a Usina Caçu de Açúcar e Álcool e vão beneficiar também os municípios de Goiatuba, Edeia, Edealina, Pontalina, Moiporá e Joviânia, onde estão os canaviais que atendem o setor sucroalcooleiro do Sul de Goiás. Juntamente com o asfalto de alta qualidade foram executados e entregues os serviços de sinalização, ou seja, pacote completo. Os recursos para construção da obra foram viabilizados por meio de crédito outorgado de ICMS (TARE) concedido pelo Estado. Mas isso é só o começo. O governo de Goiás preparou para o segundo semestre de 2020 um pacote de obras estruturantes e rodoviárias que serão realizadas em todas as regiões de Goiás, para implantar novas vias e recuperar as condições das estradas estaduais que cortam o Estado. “Pavimentação asfáltica e a recuperação das rodovias goianas são um compromisso que assumimos na nossa gestão, para impulsionar nossa economia, em todo o Estado”, afirmou o governador Ronaldo Caiado na inauguração em Vicentinópolis. Acabou o mimimi. Palavra de Caiado é palavra cumprida. Serão 600 quilômetros de rodovias pavimentadas (entre novas vias e trechos recuperados) e os investimentos chegam a R$ 320 milhões em ordens de serviços já foram assinadas. Isso atesta que ao final desse primeiro governo de Ronaldo Caiado, o estado experimentará um desenvolvimento que ficará para sempre na história e coração dos goianos. Não é mais obra da antiga Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop) que tanto envergonhou os goianos, onde seu ex-presidente Jayme Rincón foi preso duas vezes por operações deflagradas pela Polícia Federal visando desarticular uma possível organização criminosa que atuava em Goiás, e que culminou com a prisão do ex-governador Marconi Perillo (PSDB) e de cinco aliados, além do filho de Jayme Rincon e de seu motorista. Segundo a Polícia Federal, os mandados foram expedidos pela a 11ª Vara da Justiça Federal em Goiânia. Os investigados foram indiciados pelos crimes de lavagem de dinheiro, associação criminosa e corrupção. Ainda de acordo com a PF, a Operação Confraria levou esse nome fazendo alusão às frequentes reuniões entre os investigados, com o fim de planejarem as atividades ilícitas. Chega né? Agora é Goinfra. Agora é pavimentação asfáltica rodoviária padrão Governo Ronaldo Caiado.
*Silvana Marta de Paula Silva, Advogada e Jornalista
Os artigos de opinião, não refletem necessariamente a opinião do site, portanto são de responsabilidade de seus autores [sem obrigatoriedade do cumprimento de horário de trabalho e sem vínculo empregatício]. Texto intelectual protegido pela Lei dos Direitos Autorais (9.610/98). Este conteúdo pode ser republicado, desde que cite a fonte e autoria.