Sexta-feira, 22 de
Novembro de 2024
Eventos

Capacitação

Sebrae promove Workshop “Seu Município + Empreendedor”

O evento é voltado para os Agentes de Desenvolvimento (AD) e Gestores Públicos complementando o ciclo de capacitações do ano de 2022

Foto: Assessoria de Imprensa do Sebrae Tocantins
post
Uma das capacitações previstas é a formação básica de Agentes de Desenvolvimento que prevê a abordagem dos eixos estratégicos ligados à implementação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa

30 novembro, 2022

Dentre as políticas de desenvolvimento em implementação nos municípios do Tocantins pelo Sebrae/TO está previsto o apoio na implantação das Salas do Empreendedor e a capacitação dos Agentes de Desenvolvimento (AD’s). Uma das capacitações previstas é a formação básica de Agentes de Desenvolvimento que prevê a abordagem dos eixos estratégicos ligados à implementação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa e aspectos de aprimoramento de habilidades e competências de liderança para poderem atuar como reais indutores do desenvolvimento local. O Workshop acontecerá das 08h às 17 horas auditório do Buffet Belladata em Palmas e será conduzido pelo palestrante Roberto Montanha, que abordará os temas de empreendedorismo, atendimento, como identificar oportunidades de negócio, inovação, transformação, ética e integridade, diversidade e equidade, consciência ambiental e social, acessibilidade e transparência e liderança. De acordo com o diretor superintendente do Sebrae, Moisés Gomes, a ação faz parte do eixo Lideranças Locais, do programa Cidade Empreendedora e a expectativa é que o agente esteja mais capacitado no planejamento, na coordenação e na continuidade das atividades para promoção do desenvolvimento sustentável do município em que atua, juntamente com o poder público municipal e lideranças locais. “Queremos em 2023 um ambiente ainda mais favorável para os pequenos negócios tocantinenses e trabalhamos incessantemente para que isto se efetive”, frisa. E para celebrar as conquistas alcançadas em 2022, será realizado, no mesmo espaço, às 19 horas a entrega do Selo Sebrae de Referência em Atendimento e o Prêmio Atendimento ao Empreendedor 2022. A diretora técnica do Sebrae, Eliana Castro, explica que 42 Salas do Empreendedor estão concorrendo ao Selo Sebrae, distribuídas nas categorias Bronze, Prata e Ouro, e que os vencedores foram analisados por meio de uma metodologia, baseada em critérios qualitativos e quantitativos. “O Sebrae valoriza o trabalho realizado por todos os agentes e encontramos esta forma de demonstrar nossa gratidão para aqueles que tem feito a diferença. O Prêmio Atendimento ao Empreendedor 2022 contemplará três colocações e irá reconhecer os Agentes de Desenvolvimento e atendentes que realizaram mais atendimentos, entre outros critérios”, finaliza.

 Cidade Empreendedora

 O Projeto Cidade Empreendedora é uma estratégia com foco no município que se propõe a atuar em diversos temas geradores do desenvolvimento econômico local, constituindo-se numa importante ferramenta de incentivo ao empreendedorismo e de conexão do poder público com a iniciativa privada, por meio da melhoria do ambiente de negócios. A estratégia se organiza em 10 eixos de atuação procurando contemplar todas as temáticas que impactam o desenvolvimento, trabalhando um conjunto de ferramentas e soluções que são oferecidas, negociadas e adaptadas à necessidade de cada município. O Agente de Desenvolvimento (AD) é uma figura criada pela Lei Complementar 128/2008, com a atribuição de articular ações públicas para promoção do desenvolvimento local, para o cumprimento dos dispositivos e diretrizes previstos na Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, visando melhorar o ambiente para os pequenos negócios e estimular o empreendedorismo. É o ponto focal do empreendedorismo no município e o indutor do desenvolvimento econômico. O Selo Sebrae de referência em atendimento é uma metodologia avaliativa que visa reconhecer, em nome do Sebrae, a qualidade dos atendimentos e serviços prestados pelas Salas do Empreendedor aos empreendedores locais. É baseado em critérios qualitativos e quantitativos, onde são geradas pontuações com o objetivo de atribuir categorias de qualidade aos parceiros participantes.