Domingo, 28 de
Abril de 2024
Eventos

Gastronomia

Sebrae e Chef Ruth Almeida recebem críticos da gastronomia

Um jantar sofisticado foi preparado para apresentar os sabores tocantinenses

Foto: Rondinelli Ribeiro
post
 O superintendente do Sebrae Moisés Gomes ressaltou que a gastronomia do Tocantins é riquíssima. “Para nós é uma honra receber profissionais renomados que vieram conhecer e provar dos nossos sabores pelas mãos da habilidosa e talentosa Ruth Almeida”

06 agosto, 2021

Palmas (TO) -   Com o objetivo de valorizar e divulgar a gastronomia local, o Sebrae Tocantins e a premiada chef Ruth Almeida receberam em um jantar sofisticado os colunistas do Jornal de Brasília, Leonardo Resende e Marcelo Chaves na cozinha show da exposição CASACOR. Marcelo Chaves é colunista do Jornal de Brasília, muito influente na capital federal e respeitado pelos críticos e profissionais de arquitetura, moda, turismo, arte e gastronomia. Em Palmas, pela segunda vez, ele destaca que a cidade se desenvolveu bastante e que sempre teve muito a oferecer aos turistas e moradores. “Estou encantado com a receptividade, calor humano e os pratos típicos do estado. Será uma honra levar tudo isso aos meus leitores”. O jornalista Leonardo Resende assina a coluna de gastronomia chamada “À Mesa”, publicada também na edição impressa e no portal do Jornal de Brasília. Durante o jantar, na capital mais jovem do país, ele destacou que os pratos degustados mantêm as tradições locais e ressaltam o paladar tocantinense. “Comida é história, é um legado e não podemos deixar isso morrer”, destacou. O superintendente do Sebrae, Moisés Gomes, ressaltou que a gastronomia do Tocantins é riquíssima. “Para nós é uma honra receber profissionais renomados que vieram conhecer e provar dos nossos sabores pelas mãos da habilidosa e talentosa Ruth Almeida”, disse. O menu do jantar, servido na noite de quinta-feira, 5, foi recheado de comidas típicas como pirarucu, chambari, galinha caipira, açaí, cupuaçu, entre outros. A diretora do Sebrae, Eliana Castro, reforçou que a culinária local representa o “resgate das raízes gastronômicas, pois comida é também memória afetiva".   Para a chef Ruth Almeida é sempre uma satisfação apresentar um pouco da cozinha tocantinense. “É uma alegria poder mostrar que o Tocantins tem pratos típicos para todos os gostos, com carnes e frutos do cerrado, apresentados de maneira elegante e saborosa”, completou.  
 
Ruth Almeida  

Ruth é chef de cozinha, consultora e pesquisadora da culinária afroindígena. É proprietária do restaurante Raízes Gastronômicas, que valoriza a cozinha regional com produtos do pequeno produtor. A empresária hoje ministra palestras, oficinas, cursos, além de realizar eventos. Já foi consagrada com diversos prêmios na área de gastronomia e recebeu o título de Melhor Chef de Cozinha do Tocantins, pelo Prêmio Dolmã 2018, considerado o Oscar da gastronomia brasileira.

Exposição CASACOR  

Até o dia 8 de agosto, o Sebrae Tocantins participa com o estande da Edição Janelas CASACOR 2021, que acontece na Praia da Graciosa, das 16h às 22h, que visa incentivar o consumo do artesanato tocantinense. O evento é gratuito e surgiu como exposição para refletir sobre o morar no pós-pandemia.
 
Serviço:
Agência Sebrae de Notícias do Tocantins – ASN/TO
Central de Relacionamento: 0800 570 0800
Whatsapp do Sebrae: (63) 99971-2198
Facebook: @sebraetocantins
Instagram e Twitter: @sebraeto
FontesAssessoria de Imprensa do Sebrae Tocantins / www.poptvnews.com.br