Sábado, 27 de
Abril de 2024
Eventos

Honraria

Gracinha Caiado recebe prêmio por combate às desigualdades sociais

Primeira-dama é agraciada com honraria por liderança e parceria com municípios nas políticas de assistência social do Estado

Fotos: Júnior Guimarães
post
Gracinha Caiado recebe prêmio por parceria com municípios na área social

08 dezembro, 2023

A coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, recebeu o Prêmio Iris Rezende Machado,  quarta-feira (06/12), no Centro de Convenções de Goiânia, pela condução das políticas sociais no estado, principalmente durante a pandemia de Covid-19. A entrega ocorreu durante o Encontro Anual de Gestores promovido pela Federação Goiana dos Municípios (FGM), que reúne prefeitos dos municípios goianos em discussões sobre ações estratégicas para a administração pública em 2024. A primeira-dama reforçou a prioridade do Governo de Goiás em desenvolver políticas públicas integradas com todos os demais Poderes. “Desde o primeiro momento em que Ronaldo Caiado assumiu o governo, tenho buscado trabalhar junto às prefeituras. Essa homenagem me indica que estamos no caminho certo e vamos continuar trabalhando juntos. Se o Goiás Social hoje é o maior programa social do Brasil, é porque nós fazemos juntos, esse é o segredo desse sucesso”, celebrou Gracinha Caiado. “Quando se trata de pessoas em vulnerabilidade, não se pergunta em quem votou, é preciso atender. Nosso objetivo é romper o ciclo da pobreza e fazer com que as famílias tenham independência financeira”, completou. O presidente da FGM e prefeito de Campos Verdes, Haroldo Naves, explicou que a decisão pela homenagem foi unânime. “Os prefeitos decidiram agraciar a dona Gracinha pela parceria, que é feita independente do partido que o prefeito esteja filiado, com todos os 246 municípios. No período da pandemia, dona Gracinha fazia reuniões três vezes por semana com as primeiras-damas, no momento de maior dificuldade, com transparência e relação republicana, levando um programa social que é referência no Brasil”, destacou.

Ação conjunta

Durante a cerimônia de abertura, Haroldo Naves lembrou a situação de crise financeira que os municípios enfrentam por conta da queda na arrecadação e destacou a importância da parceria com o governo estadual. “Quando o governador Ronaldo Caiado assumiu, tinha dinheiro atrasado no transporte escolar, merenda e área da saúde. Pelo acordo com o governo estadual, os municípios conseguiram quitar muitas dívidas”, explicou.  Ao avaliar os desafios enfrentados pelos municípios, o vice-governador Daniel Vilela destacou a importância da atuação da primeira-dama. “A Gracinha tem capacidade de aferir com muita assertividade as dificuldades que os prefeitos e prefeitas vivem. Muitos desses programas que temos hoje, que fazem do nosso governo o mais bem avaliado do Brasil, são frutos desse trabalho”, ponderou. “Essa é uma forma de dizermos ‘muito obrigado’ a uma pessoa que tanto trabalha pelo estado de Goiás”, finalizou Carlão da Fox, prefeito de Goianira e presidente da Associação Goiana de Municípios (AGM). O Encontro também premiou outros gestores que se destacaram em áreas como gestão pública, saúde e educação. A cerimônia de abertura contou ainda com a presença do chefe de gabinete da Secretaria-Executiva da Presidência da República, Sérgio Alberto Dias, e da assessora especial do mesmo órgão, Francisca Carvalho. 

Programação

Com o tema “Desafios e Perspectivas para 2024”, o Encontro Anual de Gestores é promovido pela Federação Goiana de Municípios nos dias 6 e 7 de dezembro. A programação abrange diversas áreas da administração pública e tem o objetivo de promover soluções inovadoras e eficazes para os desafios do próximo ano, além do aprimoramento da gestão pública goiana.  A edição deste ano conta com uma feira de exposições, que promove ações de intercâmbio estratégico, com fomento ao diálogo e reunião de prefeitos e prefeitas de todo o estado. Entre os parceiros do evento, estão instituições como Caixa Econômica Federal, Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Saneago e Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC), que oferecem tecnologia e serviços voltados à administração pública. A programação também inclui apresentações culturais, palestras e seminários com temas relevantes para a gestão pública, como a Nova Lei de Licitações, que entra em vigor no início de 2024. Além disso, serão abordadas ações estratégicas para a área da saúde, como a judicialização do atendimento, e a área da assistência social, com a temática orçamentária. Palestrantes da Caixa Econômica também abordam o Programa Minha Casa Minha Vida, com discussões sobre as próximas fases do programa e seu impacto na habitação social.