Domingo, 28 de
Abril de 2024
Eventos

Moda

Governo de Goiás marca presença na Amarê Fashion

Vagas de emprego, crédito facilitado, qualificação de mão de obra, exposição de moda e atividades interativas estão entre serviços e atrações que serão levados para a Semana da Moda Goiana

Fotos: Secretaria da Retomada
post
Governo de Goiás leva oportunidade de emprego, qualificação e crédito para a segunda edição da Amarê Fashion  

28 agosto, 2023

Com uma gama de serviços voltados para fomentar o empreendedorismo no ramo da moda, o Governo de Goiás estará presente na 2ª Edição da Amarê Fashion, Semana da Moda Goiana, que será realizada em parceria com Sebrae e Senac, entre os dias 29 de agosto e 02 de setembro, no Centro Cultural Oscar Niemeyer. A abertura terá a palestra do colunista de moda Bruno Astuto e show do cantor Mumuzinho, na terça-feira (29/08), a partir das 19 horas. Por meio do Goiás Social e da Secretaria da Retomada, entre os serviços estão o Feirão de Empregos da Moda, com mais de 1.500 oportunidades disponíveis, e o Mais Crédito da Moda, com financiamento de até R$ 21 mil, três meses de carência e até 36 meses para pagamento, com possibilidade de juro zero ou sem aval para empréstimos de até R$ 5 mil. Os alunos de cursos de corte e costura e de modelagem, dos Colégios Tecnológicos (Cotecs), vão expor peças conceituais confeccionadas em algodão cru e brim. A proposta é que os empresários e os visitantes conheçam o Cotec como escola de educação profissionalizante gratuita e de qualidade.  As ações do Governo de Goiás para estruturar e fomentar os Arranjos Produtivos Locais (APLs) da moda também serão destaque. Durante o evento, será possível agendar horário nas máquinas de corte Audaces que operam em 15 municípios goianos, incentivando emprego, renda e crescimento econômico no interior do estado. As cooperativas que formam os APLs terão espaço para networking e comercialização das roupas. “A Amarê Fashion é uma possibilidade de divulgar e também de fortalecer o programa de apoio do Governo de Goiás aos APLs, com atenção especial ao setor têxtil. É uma política pública completa, que emancipa a população vulnerável com capacitação e renda; que fortalece a economia dos municípios porque o recurso investido na formação de cooperativas é gasto obrigatoriamente no comércio local e tudo isso leva ao desenvolvimento econômico do estado”, pontua César Moura, secretário da Retomada.   Os serviços estarão concentrados no Espaço Goiás, onde os atendimentos do Feirão de Emprego vão acontecer de quarta a sexta-feira (30 de agosto a 1ª de setembro), das 13h às 19 horas, e no sábado (02/09), de 8h às 12 horas. Nesse mesmo espaço, interessados nos cursos de qualificação ofertados pelos Cotecs poderão fazer as inscrições e empresários do ramo terão acesso ao Mais Crédito da Moda. O projeto Recicla Goiás também estará presente com orientações e retirada dos resíduos sólidos da feira com destinação à reciclagem. A Secretaria de Indústria e Comércio (SIC) participa com o Programa Cinturão da Moda, que fomenta o setor fazendo a ponte entre quem produz no interior e quem vende na Capital. “Vamos receber os prefeitos interessados em participar do programa e, também, divulgar esta ação do Governo de Goiás que está gerando emprego e renda para costureiras e comerciantes nas cidades goianas”, destaca Joel de Sant`Anna Braga Filho.

Tenda Goiás

Em um estande interativo, a Retomada e os Cotecs apresentam um espaço instagramável com elementos da moda para os tradicionais vídeos 360 graus. Um quiz vai apresentar as ações de qualificação, emprego e renda do Governo de Goiás, em forma de game e com brinde ao final.  A Secretaria de Cultura (Secult) realizará a exposição ‘Cavalhadas: cultura, natureza e nós’, dos artistas Fatinha Bastos e Vinícius Fagundes Bárbara, que traz uma representação das batalhas entre mouros e cristãos com artigos feitos de fibras, palhas de milho, cápsulas de Jequitibá e de outras árvores do Cerrado. Serão expostos também manequins com as históricas indumentárias dos cavaleiros de alguns municípios que participam do Circuito das Cavalhadas.  Por meio da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), o público ainda irá conferir uma coleção feita com linho biodegradável, retalhos e reaproveitamento de tecidos confeccionada pelos alunos da Oficina de Corte e Costura do Centro da Juventude Tecendo o Futuro.  Todo o conceito foi desenvolvido pelos adolescentes e jovens, desde a idealização e desenho do croqui até a etapa de molde, corte e costura. Entre as peças, há, inclusive, um modelo para gestantes, caso em que a modelo será uma das jovens atendidas pelo Programa Meninas de Luz, que também funciona na unidade e atende adolescentes grávidas em situação de vulnerabilidade social.

O pix do Piquet | poptvnews