Terça-feira, 30 de
Abril de 2024
Eventos

Festival

Festival do Chambari é lançado em Paraíso

Edição será realizada de 30/09 a 02/10, na Praça José Torres, em formato drive thru

Foto: Davi Andrade
post
O Festival contará com 15 expositores, que oferecerão cardápio variado e inovador, desde o prato típico do chambari com arroz e farofa até o sanduíche feito à base da iguaria

24 setembro, 2021

Por William Castro

Paraiso do Tocantins (TO) - O Hall do Palácio da Cultura Cora Coralina, em Paraíso, sediou ontem, o lançamento do IV Festival do Chambari. O evento contou com a presença do presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE), Rogério Ramos; do prefeito de Paraíso, Celso Morais, secretários municipais, vereadores, membros do Conselho de Turismo e expositores. A noite foi regada com degustação do prato típico, música e dança. O presidente do CDE, Rogério Ramos, enfatizou o compromisso da instituição com os microempreendedores, que impulsionam o setor econômico, turístico e demais setores da cidade. “Um Festival como esse faz bem para todos nós, pois evidencia a cultura tocantinense e valoriza uma iguaria que já se tornou referência no país, sendo divulgada, inclusive na imprensa nacional. Esse prato carrega valor e a essência do sabor que transforma socialmente a vida de muitas famílias, que se sustentam e geram emprego e renda por meio do chambari”. Ele ressaltou, ainda, a satisfação de poder trabalhar em conjunto com a gestão municipal para realizar as atividades. “Para o Sebrae é uma alegria manter essa fantástica parceria com a Prefeitura de Paraíso. Ampliar a cultura e impulsionar a economia dos pequenos negócios é tornar os empreendedores os protagonistas do desenvolvimento sustentável local. A gente capacita, motiva, orienta e influencia, de forma positiva, a classe empresarial. E para isso, contamos com o apoio do poder público para romper barreiras e vencermos juntos as adversidades que o mercado nos impõe”, reforçou o presidente do CDE, Rogério Ramos. O prefeito Celso Morais destacou a importância de manter a tradição do evento e a contribuição do Sebrae na realização das ações. “O Sebrae vem fazendo um trabalho estruturado e de grande relevância na nossa cidade e região, com muitas iniciativas, programas e projetos que ajudarão a desenvolver a nossa economia e destacar a nossa cidade em âmbito nacional”, afirmou. A secretária Municipal de Meio Ambiente, Cultura e Turismo de Paraíso, Patrícia Nascimento, agradeceu a parceria com o Sebrae e pontuou que o Festival carrega tradição, cultura e calor humano da população. “Quero agradecer de forma especial ao Sebrae, que em diversas programações e ações conjuntas com esta prefeitura, tem demonstrado o comprometimento com o desenvolvimento da nossa cidade e do comércio local”, sinalizou. Camila Rhuana Moraes, vice-presidente da Câmara Municipal de Vereadores,  também esteve no lançamento do Festival e parabenizou a organização. “Ainda estamos em pandemia e serão adotados todos os protocolos de segurança nos três dias de evento, estimulando a valorização de uma cultura tão rica e cheia de sabores, como é a nossa. Estão todos de parabéns pelo cuidado e estruturação do evento, contem com a gente”.
 
Sobre o Festival
 
A quarta edição do Festival do Chambari será realizada do dia 30 de setembro a 2 de outubro, na Praça José Torres, em formato drive thru, uma alternativa para otimizar o tempo dos clientes e promover maior segurança, devido à pandemia.  O Festival contará com 15 expositores, que oferecerão cardápio variado e inovador, desde o prato típico do chambari com arroz e farofa até o sanduíche feito à base da iguaria. “O público é apaixonado por esse sabor único e, por isso, os apreciadores poderão conhecer uma adaptação do chambari em uma experiência gastronômica durante os dias do evento”, contou Sheila Maciel, uma das expositoras confirmadas. As autoridades presentes receberam um prato e uma camisa personalizados com a identidade visual do Festival do Chambari, além de degustaram o prato principal do evento. A programação do evento foi encerrada com a apresentação de dança do casal de cangaceiros da Junina Tradição da Serra, grupo de quadrilha da Escola de Artes Cora Coralina. 

Fontes: Assessoria de Imprensa do Sebrae Tocantins / www.poptvnews.com.br