Segunda, 15 de Agosto de 2022
Eventos

Educação

“Faz diferença quem faz diferente” foi o tema trabalhado no ll Simpósio da Educação Municipal de Porto Nacional (TO)

Durante o evento também foi lançado o projeto Porto Aprendendo Mais - Turismo empreendedor e pedagógico em escolas públicas municipais

Fotos: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional
post
O prefeito Ronivon Maciel (centro) e a secretária municipal de educação, Helane Dias recepcionaram outras autoridades

01 agosto, 2022

O ll Simpósio da Educação Municipal, realizado nesta segunda-feira (1/8)  pela Secretaria Municipal da Educação de Porto Nacional, trouxe como tema principal: “Faz diferença quem faz diferente”, o qual despertou o interesse dos participantes. O evento teve como parceiro o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE Tocantins e reuniu cerca de 500 profissionais da área, no Centro de Convenções Comandante Vicente de Paula (Vicentão). Na ocasião, ocorreu ainda o lançamento do Projeto Porto Aprendendo Mais: Turismo empreendedor e pedagógico em escolas públicas municipais - uma atividade ao auxílio da educação. De acordo com o prefeito Ronivon Maciel, “o momento é muito importante para o fortalecimento da educação. O simpósio favorece, neste sentido, aprimorar o conhecimento científico. Quero continuar sendo instrumento neste processo de transformação no cenário educacional da nossa cidade. O intuito é trabalharmos juntos para que possamos vencer as barreiras e, desse modo, alcançarmos um ensino de excelência que almejamos, oferecendo as ferramentas necessárias aos profissionais e aos alunos”, pontuou. Para a secretária Municipal da Educação, “este ll Simpósio abordou diversos assuntos relevantes ao contexto atual da educação e, nesse sentido, as nossas escolas estão executando estratégias inovadoras no processo de ensino aprendizagem. Eventos como este favorecem, aos profissionais de educação, como ferramentas para a transformação do contexto escolar”, explicou.

Palestras 

A programação incluiu a realização das seguintes palestras: 1 - Gentil com as pessoas e firme com os problemas - a comunicação em nosso melhor e pior - psicólogo clínico Iran Johnathan Silva Oliveira; 2 - Como a Educação pode contribuir para o sucesso no turismo -  consultor, Maicon Dimbarre, especialista em turismo com atuação  em 28 municípios de 5 estados brasileiros; 3 - Roteiro Geo - Turístico de Porto Nacional, o turismo e a educação patrimonial como ferramentas fomentadoras do currículo escolar - Profª DRA ª Rosane Balsan, da Universidade Federal do Tocantins (UFT); 4 - Faz diferença quem faz diferente – Tema do Simpósio, ministrada pelo professor de Libras da Rede Municipal de Ensino, Rivaldo Pereira da Costa e 5 – PPP (PNAE - Programa Nacional de Alimentação Escolar; PSE - Programa Saúde na Escola; PCS - Programa Crescer Saudável) Ações Intersetoriais, com a nutricionista e coordenadora da alimentação escolar municipal, Carolina Abreu Teixeira Leitão. Finalizando o evento, a 5ª Companhia de Bombeiros Militares de Porto Nacional, falou sobre Noções de Primeiros Socorros.

Projetos 

Projeto Territórios de Aprendizagem - do Simples ao Extraordinário, pelas coordenadoras pedagógicas do Centro Municipal de Educação Osvaldo Aires e Milena Carvalho, e a coordenadora da Escola Ercina Monteiro, Elizângela Andrade. O projeto iniciou nestas duas unidades no primeiro semestre deste ano e o plano é a implantação em todas as escolas até dezembro de 2022. O objetivo é acompanhar o desenvolvimento da criança e o aprimoramento do trabalho docente. Projeto Educacional Porto Aprendendo Mais - Mãos que fazem a diferença, tem previsão de início para este 2° semestre e contará com a participação da intérprete de Libras, Ramila Almeida. Porto Aprendendo Mais – Alfabetização e Letramento, já executado pelas escolas municipais, foi apresentado pela gestora Ivonete Passos, do Centro de Educação Municipal do Campo Chico Mendes. As Práticas exitosas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), foram apresentadas pela professora da Escola Municipal Dr. Euvaldo Tomaz de Souza, Marilene Quintanilha.

Presenças

Prefeito Ronivon Maciel; secretária municipal de educação, Helane Dias; diretora técnica licenciada do Sebrae, Eliane Castro; analista técnica do Sebrae Tocantins, Millena Lima; diretora da Universidade Federal do Tocantins - Campus Porto Nacional, Etiene Fabrin; e a gestora da Escola Ercina Monteiro, Cleyjane Sales.