Sexta-feira, 29 de
Março de 2024
Eventos

Criança Feliz

Experiências do programa Criança Feliz em aldeias indígenas do Tocantins serão compartilhadas no Pará

As ações serão divulgadas durante o IV Seminário sobre o Programa Primeira Infância no SUAS e a Intersetorialidade da Gestão dos Serviços e Programas da Proteção Social, em Redenção, Pará

Foto: Carlessandro Souza/Governo do Tocantins
post
As ações desenvolvidas nas aldeias serão apresentadas no Pará

02 novembro, 2019

Eliane Tenório/Governo do Tocantins; fotos: Carlessandro Souza/Governo do Tocantins

Palmas (TO) - O programa Criança Feliz do Tocantins já é referência no Brasil, como parte deste reconhecimento a equipe tem sido convidada para compartilhar as experiências de sucesso com outros estados. Na próxima semana, equipes do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), compartilha essas experiências durante o IV Seminário sobre o Programa Primeira Infância no SUAS e a Intersetorialidade da Gestão dos Serviços e Programas da Proteção Social. O evento acontece entre os dias 4 e 6, em Redenção no Pará. Os púbicos-alvos são os gestores, coordenadores de CRAS e CREAS, supervisores e membros do Comitê Municipal do PPI/SUAS das Regiões do Araguaia e Carajás. O seminário contará com a participação de 18 municípios, das regiões do Araguaia e Carajás, totalizando 100 participantes. O objetivo é para fortalecer a gestão municipal orientando para a implementação de serviços que propicie melhoria na qualidade do atendimento as famílias. Conforme a coordenadora estadual do programa, da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), Katilvânia Guedes, participam do evento equipes que desenvolvem ações do ‘Criança Feliz’ em aldeias indígenas dos municípios de Tocantínia e Tocantinópolis. “Os casos de sucesso serão apresentados na terça-feira, 5, durante a Exposição Dialogada sobre o Trabalho Social com Famílias Indígenas na Primeira Infância/Craiança Feliz”, informou. É uma iniciativa do Governo Federal, com gestão compartilhada com o Governo do Estado e municípios. No Tocantins o programa é coordenado por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) e os municípios. O objetivo do programa é ampliar a rede de atenção e o cuidado integral às crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida. Atualmente, 51 municípios do Tocantins estão com adesão ativa ao programa  e atendem ribeirinhos, populações indígenas e quilombolas, levando ações do Governo do Estado, por meio da Setas. Em 2019, todos os municípios com adesão ao programa registraram visitas. Até o momento foram visitadas 9.030 crianças, 2.322 gestantes, 11.352 pessoas, sendo 8.576 famílias visitadas.

Criança Feliz

O Programa Criança Feliz/Primeira Infância no Sistema Único de Assistência Social - SUAS tem como objetivo promover o desenvolvimento humano, a partir do apoio integral voltado à criança na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida. A iniciativa do ‘Criança Feliz’ assegura os direitos das famílias em vulnerabilidade social, mas, acima de tudo, estimula o desenvolvimento das crianças nos primeiros mil dias de vida, período em que elas desenvolvem a maioria das suas competências.