Sábado, 27 de
Abril de 2024
Eventos

Festividade

"É o segundo maior evento natalino do Brasil e único que é todo gratuito", diz Caiado ao inaugurar Natal do Bem

Governador e a coordenadora do Goiás Social e presidente de honra da OVG, primeira-dama Gracinha Caiado, lançam evento que terá 52 dias e mais de 400 atrações culturais

Fotos: Cristiano Borges, Hegon Corrêa e André Saddi
post
Ronaldo e Gracinha Caiado na abertura do Natal do Bem: expectativa é de que mais de 1 milhão de pessoas passem pelo local nos 52 dias de evento

17 novembro, 2023

O governador Ronaldo Caiado e a coordenadora do Goiás Social e presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), primeira-dama Gracinha Caiado, deram início oficialmente ao Natal do Bem, quinta-feira (16/11), no Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON), em Goiânia. Até o dia 6 de janeiro, o  espaço fica aberto ao público de terça a sexta-feira, das 18h às 23h, e sábados, domingos e feriados, das 16h às 23h. Considerada a segunda maior celebração natalina do país e maior do Centro-Oeste, a festa terá mais de 400 apresentações culturais, com toda a programação gratuita. “É o segundo maior evento natalino do Brasil, maior do Centro-Oeste e o único que é todo gratuito. Nós conseguimos chegar ao ponto alto da expressão do espírito natalino. O que mais nos deixa satisfeitos é poder ver a alegria das crianças, tendo a certeza de que aqui, independente da condição social, todas as crianças vão poder desfrutar desse ambiente encantador”, celebrou o governador. “Milhões de brasileiros não têm a oportunidade de desfrutar do ambiente familiar e do clima natalino”, completou Caiado ao valorizar o diferencial da festa em Goiás. Realizado pelo Governo de Goiás, por meio da OVG, o Natal do Bem faz parte das ações do Goiás Social. A expectativa é de que mais de 1 milhão de pessoas passem pelo local ao longo dos 52 dias de evento. “Desde o primeiro dia do mandato de Ronaldo nós temos buscado fazer pelas famílias carentes e vulneráveis de Goiás o que de melhor o Estado pode oferecer. Tenham a certeza de que cada detalhe, cantinho e atração foi pensado e planejado com muito carinho”, afirmou Gracinha. A diretora da OVG, Adryanna Caiado, lembrou da campanha de entrega de 525 mil brinquedos em todos os municípios goianos, que será lançada nesta sexta-feira (17/11) pelo governador e a primeira-dama. “O que a gente quer é poder entregar a essas crianças o melhor presente numa data tão encantadora como o Natal. A comissão organizadora trabalha incansavelmente para profissionalizar o evento e melhorar a experiência do público", afirmou.

Inauguração

A abertura foi marcada pela Cantata de Natal das crianças do Coro Infantil do Instituto Gustav Ritter, no Palácio da Música, pela cerimônia de acendimento das luzes, chegada do Papai Noel e entrega de brinquedos. A inauguração contou ainda com o espetáculo de projeções Mosaico de Natal e a Parada Natalina, com carros alegóricos e personagens que receberam o público em um desfile entre as casas da Vila do Papai Noel. “É emocionante. Tenho pedido aos prefeitos que tragam as crianças do interior para passarem um dia aqui. Vai ser uma lembrança marcada na memória das crianças do nosso estado”, pontuou o governador, que visitou toda a estrutura do local. O presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, apresentou um balanço dos últimos anos do Natal do Bem, que revelou o potencial turístico do evento e a plena segurança no espaço. “Fizemos uma pesquisa no ano passado e temos pessoas não só do estado de Goiás, mas de Brasília vindo para Goiânia só para o Natal do Bem. Estabelecemos um conceito maravilhoso para as famílias e com segurança pública. Nos dois anos que ocorreram o Natal não registramos nenhuma ocorrência policial”, explicou.

Estrutura

Realizado entre 16 de novembro de 2023 e 6 de janeiro de 2024, o evento ganhou 22 dias a mais neste Natal. O projeto foi ampliado após a grande demanda do ano anterior e conta com 30,2 mil metros quadrados de área de lazer, 2 milhões de pontos de luz e uma árvore natalina de 40 metros de altura. A Vila Gastronômica contará com 20 quiosques de alimentação, com as mais diversas opções, sendo que cada um oferece em seu cardápio um prato social ao preço de R$ 10. O espaço conta ainda com a Vila de Natal, Vila Gelada, Vila de Brinquedos e estandes de secretarias e órgãos do Governo de Goiás. O estacionamento é gratuito e tem capacidade para 7 mil veículos. O ambiente recebeu um conjunto de elementos visuais, auditivos e táteis para transformar as atrações em opções inclusivas de lazer. Todos os espaços de visitação são acessíveis a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Como acontece desde 2021, são disponibilizadas duas linhas de ônibus exclusivas (990 e 991) saindo dos terminais Praça da Bíblia e Isidória, em direção ao CCON, definidas em parceria com a RedeMob. O preço da passagem é a tarifa convencional.