Quinta-feira, 18 de
Abril de 2024
Eventos

Evento

Copacabana recebe a 24ª Parada do Orgulho LGBTI, domingo (22/09)

Interdições no trânsito já começaram. Os organizadores esperam receber 500 mil pessoas. No total, serão sete trios elétricos e dezenas de atrações artísticas e culturais

Foto: Matheus Rodrigues/G1
post
Mesmo sob chuva, faixa com as cores do arco-íris é estendida sobre a Avenida Atlântica, em Copacabana, para a 24ª edição da Parada LGBTI

22 setembro, 2019

Por G1 Rio

Rio de Janeiro (RJ) - A bairro de Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro, recebe neste domingo (22/09) a 24ª Parada do Orgulho LGBTI. A chuva fraca e constante que cai sobre a cidade não impediu que a concentração para o evento tivesse início por volta das 11h, na altura do Posto 5 da Av. Atlântica. O desfile acontecerá entre 14h30 e 18h30.O tema desse ano será “Pela democracia, liberdade e direitos: ontem, hoje e sempre” e fará referência aos 40 anos do movimento LGBTI no Brasil. Os organizadores esperam receber 500 mil pessoas. No total, serão sete trios elétricos e dezenas de atrações artísticas e culturais. A Prefeitura do Rio preparou um esquema especial de trânsito para o evento de Copacabana. Já a partir da noite desta sexta-feira (20), o estacionamento de veículos estará proibido em vários pontos do bairro.

Interdições no trânsito

Desde sábado a pista da Av. Atlântica junto à praia, entre as ruas Francisco Otaviano e Miguel Lemos, está interditada. Apenas os trios e caminhões que participam do evento estão liberados para circular. Já a pista da Av. Atlântica próxima aos prédios, entre a Rua Joaquim Nabuco e a Av. Prado Jr, serão fechadas ao tráfego de veículos neste domingo (22), a partir das 14h. Apenas moradores da região terão autorização para passar pela via de carro.A liberação do tráfego em toda extensão da Av. Atlântica só acontecerá após o evento, às 20 horas. 

Proibição de estacionamento

Até às 23h de domingo (22), os carros e motos estarão proibidos de estacionar em algumas ruas de Copacabana. Rua Bolívar, em ambos os lados da via, no trecho entre a Avenida Atlântica e a Av. Nossa Senhora de Copacabana.Rua Figueiredo de Magalhães – lado direito, considerando o sentido de circulação da via, no trecho entre a Avenida Atlântica e a Av. Nossa Senhora de Copacabana. Rua Rodolfo Dantas, em ambos os lados da via, inclusive nas baias. Até às 21h de segunda-feira (23), o estacionamento de veículos estará proibido em outros trechos. Avenida Nossa Senhora de Copacabana, em ambos os lados da via, no trecho compreendido entre a Rua Francisco Otaviano e a Avenida Princesa Isabel.A Prefeitura informou também que o evento não contará com áreas de estacionamento e por isso recomenda a utilização do transporte público. Reboques da Secretaria de Ordem Pública (Seop) e da CET-Rio estarão na região para reprimir o estacionamento irregular e garantir a fluidez do tráfego.

Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio montará uma tenda em Copacabana durante o evento. As atividades começarão às 9h. Serão oferecidas orientações sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs); vacinação contra Hepatite B; distribuição de 100 mil folhetos educativos; 30 mil preservativos masculinos; 5 mil preservativos femininos; e 30 mil sachês de gel lubrificante.

Assistência Social e Direitos Humanos

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos também estará na Parada do Orgulho LGBTI. O órgão distribuirá material informativo e suporte para a identificação e encaminhamento de casos de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil, desacompanhadas dos responsáveis, ou em vulnerabilidade.