"Explorar as particularidades da região e usar isso como originalidade. O que tem nessa região que você mora que te faz única? O que você pode empacotar e vender como algo que te faz exclusiva e diferente”. Esta foi a mensagem da empreendedora e digital influencer Camila Coutinho durante o talk show “Empreendedorismo Feminino no Mundo Digital”. O evento, realizado pelo Sebrae Tocantins e Federação de Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Tocantins (Fecomércio), por meio da Câmara de Mulheres Empreendedoras e Gestoras de Negócios da Fecomércio Tocantins (CMEG), ocorreu na última quarta-feira, 19, no auditório da Estadual Professora Elisângela, em Palmas. No talk show, com mediação das representantes da CMEG, as empresárias Fátima de Jesus e Letícia Coelho, Camila também pontuou que as marcas estão cada vez mais focadas na regionalidade do Brasil, para atingir, vender e trabalhar os produtos nessas regiões específicas, a exemplo do Norte e Nordeste. “Então acho que as mulheres empreendedoras devem explorar as individualidades desses lugares, mas ao mesmo tempo se conectarem com o que está acontecendo. Além de aproveitar as oportunidades e capacitações, seja na internet ou presencialmente”, indica. O talk show faz parte do evento de lançamento do programa “Elas por Elas” da CMEG. O evento tem o objetivo de proporcionar às empresárias um momento de troca de experiências, reflexão sobre os comportamentos do consumidor nas redes sociais e discutir sobre o empreendedorismo feminino. O gerente do Sebrae, Amaggeldo Barbosa, destaca que a iniciativa tem a ideia de levar para as empresárias conceitos fundamentais do empreendedorismo na era da transformação digital, bem como inserir os pequenos negócios nessa nova realidade do ecossistema da influência na internet. “Evento como este mobiliza as mulheres em busca de conhecimento e experiências. Neste momento as mulheres se conectam com outras para fazer negócios e aprender umas com as outras”, aposta. O presidente da Fecomércio, Itelvino Pisoni, frisou que o Sebrae é um parceiro da Fecomercio para impulsionar o empreendedorismo feminino no Tocantins, que segundo ele, é necessário e importante não somente para sociedade, mas também para a economia. “Tão importante que nós do Sistema Fecomércio Tocantins, criamos a CMEG, para justamente fortalecer e criar um ambiente mais favorável às mulheres que estão à frente de seus negócios”, pondera.
Camila Coutinho
Camila Coutinho Valença, mais conhecida como Camila Coutinho, é uma blogueira, influenciadora digital e designer de moda pernambucana que criou, em 2006, o blog "Garotas Estúpidas". Ela foi a primeira influenciadora digital brasileira a fazer parte do casting da renomada agência The Society Management, divisão de Nova Iorque da Elite World que cuida da carreira de personalidades como Kendall Jenner e Willow Smith.