Sexta-feira, 29 de
Março de 2024
Eventos

Missa solene

Caiado participa de missa solene em celebração aos 88 anos de Goiânia

Fundada em 24 de outubro de 1933, capital chega, em 2021, com mais de 640 bairros e 1,5 milhão de habitantes

Fotos: Cristiano Borges
post
O governador Ronaldo Caiado participa da missa solene em celebração aos 88 anos de Goiânia, comemorados neste domingo (24/10)

24 outubro, 2021

Goiânia (GO) - O governador Ronaldo Caiado participou, neste domingo (24/10) de missa solene em ação de graças pelo aniversário de 88 anos de Goiânia. O prefeito da capital, Rogério Cruz, e a primeira-dama do município, Thelma Cruz, também acompanharam a celebração da palavra que foi presidida pelo arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz. A procissão de entrada foi liderada por Dom Washington. No início da cerimônia, ele pediu que seja consolidada na capital a justiça e a concórdia, que os governantes tenham sabedoria e “todos tenham acesso à cidadania e à paz”. Convidado a realizar a primeira leitura, o governador Ronaldo Caiado fez a apresentação do livro do profeta Jeremias, que diz: “Isto diz o Senhor: Exultai de alegria por Jacó e dizei: Salva, Senhor teu povo, o resto de Israel”. No Evangelho segundo São Marcos, foi proferida a passagem em que o filho de Timeu, Bartimeu, que era cego, pedia esmolas, quando rogou a Jesus: “Tenha misericórdia de mim”. Jesus responde: “Vá, a sua fé o curou”, e imediatamente ele recuperou a visão.  Na homilia, após instruir os fiéis sobre evangelho, Dom Washington ressaltou o aniversário da capital e afirmou que “essa cidade é o nosso endereço, a referência de nossas vidas, aqui trabalhamos, nos alimentamos, formamos família e comunidades. Aqui estão nossas principais histórias. Com 88 anos é possível chamar Goiânia de jovem cidade após a sucessão de tantas e tão diversas gerações”, afirmou. 

História da capital

Em 24 de outubro de 1933, em local definido pelo engenheiro, arquiteto, urbanista e paisagista, Attilio Corrêa Lima, responsável pelo projeto urbanístico da nova capital, Pedro Ludovico lançou a pedra fundamental de Goiânia. De acordo com relatos históricos, o nome sugerido para a nova capital de Goiás teria sido “Petrônia”, em homenagem ao seu fundador Pedro Ludovico.  O jornal O Social havia realizado um concurso cultural com seus leitores para o batismo da nova cidade. Dois nomes concorreram: Petrônia e Goiânia. O primeiro foi escolhido por 68 leitores do jornal, enquanto Goiânia obteve menos de 10 votos. Pedro Ludovico, no entanto,  preferiu Goiânia e  em decreto de 02 de agosto de 1935, formalizou o nome da nova capital. Construída inicialmente para 50 mil habitantes, Goiânia experimentou um crescimento moderado até 1955. Entretanto, devido a uma série de fatores, como a chegada da estrada de ferro, em 1951, a retomada da política de interiorização de Getúlio Vargas, de 1951 a 1954, a inauguração da Usina do Rochedo, em 1955, e construção de Brasília, de 1954 a 1960, cerca de 150 mil pessoas já habitavam a nova capital em 1965.  Hoje, a capital do Cerrado possui mais de 640 bairros e população estimada pelo IBGE de mais de 1,5 milhão de habitantes.

Fontes: Secretaria de Comunicação  do  Governo de Goiás / www.poptvnews.com.br