Sábado, 27 de
Abril de 2024
Eventos

Louvor

Caiado participa de missa em louvor aos 296 da cidade de Goiás

Celebração é realizada na histórica Igreja Nossa Senhora do Rosário, construída no século XVIII

Fotos: Cristiano Borges e André Saddi
post
Governador Ronaldo Caiado e a primeira-dama Gracinha Caiado durante celebração dos 296 anos da cidade de Goiás, na Igreja Nossa Senhora do Rosário

26 julho, 2023

Em mais uma atividade em comemoração aos 296 anos da cidade de Goiás, o governador Ronaldo Caiado participou da missa em louvor ao aniversário do município, realizada na Igreja Nossa Senhora do Rosário, e também fez coro aos parabéns da cidade, que foi celebrado com um grande bolo na Praça do Coreto.  “Estou muito alegre. Todas as autoridades vieram para Goiás. Foi uma transferência com todo prestígio que a cidade merece”, destacou o chefe do Executivo goiano, que estava acompanhado da presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais, primeira-dama Gracinha Caiado; e do vice-governador Daniel Vilela.  A missa foi celebrada em um dos pontos mais emblemáticos da antiga capital do Estado, a Igreja Nossa Senhora do Rosário. Ela foi construída por escravos em 1761, em estilo colonial, para abrigar uma irmandade em devoção à Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos. Foi demolida em 1930 com a justificativa da chegada da modernidade para o município e reconstruída em 1934. Atualmente tem pinturas de arte barroca do Frei Nazareno Confaloni, precursor do modernismo no estado. A missa de terça-feira (25/7) foi presidida pelo padre Ernesto José e também pelo pároco Augusto Gonçalves Pereira, que agradeceram a presença de várias autoridades na cerimônia eucarística. "Fico muito honrado em presidir com vocês essa celebração que comemora os 296 anos da cidade de Goiás”, sublinhou o religioso Ernesto José. “Estamos comemorando 296 anos de vida pulsante, de muita entrega, luta, conquistas e de belezas. Somos uma cidade bela e rica”, afirmou o pároco Augusto Gonçalves. Durante a missa, o governador Ronaldo Caiado pontuou os avanços do Estado, principalmente após a pandemia da Covid-19, e disse que trabalha com o prefeito da cidade, Aderson Gouvea, e os vereadores para levar ainda mais desenvolvimento ao município. “Temos atuado em total parceria para que a gente possa trazer para Goiás aquilo que o povo merece. Que possamos ser uma cidade receptiva, bonita e com maior qualidade de vida”, frisou.  O gestor do município elogiou a celebração e agradeceu a presença do governador Ronaldo Caiado em mais uma transferência da capital. “Foram dias de muitos acontecimentos, parcerias e caminhar juntos. Sabemos que existem desafios, mas com muita coragem para enfrentá-los”, destacou Aderson Gouvea. 

Pacto

Ainda durante as comemorações do aniversário da cidade de Goiás, o governador Ronaldo Caiado e o prefeito Aderson Gouvea assinaram e o Pacto Antirracista. O instrumento visa combater o racismo estrutural e aprimorar políticas públicas antirracistas, buscando reparação histórica e reconhecimento da cultura afro-indigena.