Sábado, 27 de
Abril de 2024
Eventos

Esporte

Caiado participa de competição esportiva e destaca atenção do Estado ao esporte

Realizada no Ginásio Goiânia Arena, 2ª edição da Copa Construindo Campeões de Karatê reúne mais de 2 mil atletas de vários municípios goianos

Fotos: Wesley Costa
post
Ronaldo Caiado no Ginásio Goiânia Arena: “Estamos cuidando de jovens que amanhã serão incluídas dentro de um processo de elevar cada vez Goiás a um conceito de melhor qualidade de vida”

07 outubro, 2023

O governador Ronaldo Caiado participou neste sábado (07/10) da 2ª edição da Copa Construindo Campeões de Karatê. Realizada no Goiânia Arena (Ginásio Valério Luiz de Oliveira), na capital, a competição teve início ontem e termina neste domingo (08/10). Ao todo, cerca de 2,2 mil atletas acima de 5 anos, de diversos municípios goianos, participam desta edição.  “Estamos cuidando de vidas, de jovens que amanhã não vão se desviar para a criminalidade, pelo contrário, são crianças que serão incluídas dentro de um processo de elevar cada vez Goiás a um conceito de melhor qualidade de vida”, afirmou o governador sobre o projeto, que é uma iniciativa da atual gestão, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel). Quem participa da competição recebe todo uniforme e material esportivo completo, o que inclui quimonos, luvas e protetores bucais. O transporte dos atletas, hospedagem e alimentação também são custeados pelo estado. “Tudo o que foi fornecido aos atletas é feito num padrão de excelência, é algo inédito. Assim os jovens se sentem respeitados e empolgados em continuar no projeto. Tenho certeza que daqui vão sair atletas com capacidade de competir nacionalmente e internacionalmente”, afirmou o governador. “É muito importante para a formação de jovens goianos a gente investir  no esporte. Tenho certeza de que além de construir campeões no esporte, esse projeto está construindo campeões para a vida”, complementou o vice-governador, Daniel Vilela.  “É um projeto para construir cidadãos com disciplina, alegria, e mostra o apoio de um governo que se preocupa com o futuro”, relatou o titular da Seel, Edson Sales.  Ele destacou que em 2024 o Construindo Campeões será ainda maior. “O esporte precisa de apoio. E esse é o papel do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, em fomentar e criar as condições para que jovens atletas possam praticar atividades que os ensinem e os capacitem a tomar decisões nas suas vidas.” Representando os gestores municipais presentes no evento, o prefeito de Senador Canedo, Fernando Pellozo, agradeceu o governador pela parceria com iniciativas voltadas ao esporte. “Agradeço pela oportunidade que o senhor tem dado para milhares de atletas que cada dia podem ter uma saúde física e mental melhor e mais perspectiva de futuro”, ressaltou. 

Histórico

Criado em 2019, o Construindo Campeões teve como embrião turmas de karatê e judô, voltado a crianças e adolescentes da rede pública de ensino de Goiânia. Atualmente o programa conta com mais de 10 mil alunos, em 90 municípios, e também oferece aulas gratuitas de taekwondo, jiu-jitsu, boxe e wrestling, que é um tipo de luta livre.  A 1ª edição da Copa Construindo Campeões foi realizada em junho de 2022 no Ginásio Rio Vermelho e contou com mais de 1,6 mil atletas. O número de inscritos desta edição fez com que houvesse uma mudança do local de competição para uma praça esportiva maior.