Sábado, 20 de
Abril de 2024
Estado

Saúde

“Vamos ter um padrão de medicina de primeiro mundo”, diz Caiado ao anunciar início do atendimento geral no Hospital do Centro-Norte Goiano, em Uruaçu

Unidade de saúde abriu as portas em março com exclusividade para Covid-19. Agora, diante da queda de casos de internação pela doença, amplia leque de especialidades

Fotos: Junior Guimarães
post
O governador Ronaldo Caiado anuncia início dos atendimentos gerais no Hospital do Centro-Norte Goiano, em Uruaçu: “Será a primeira unidade fora de Goiânia com tratamento oncológico”

29 novembro, 2021

O governador Ronaldo Caiado anunciou, nesta segunda-feira (29/11), o início dos atendimentos gerais no Hospital do Centro-Norte Goiano (HCN), em Uruaçu. Inaugurada em março, a unidade de saúde era destinada ao tratamento de Covid-19. Agora, com a queda de casos da doença, assume a finalidade pela qual foi projetada: porta aberta para urgência e emergência de alta e média complexidades. “Temos 307 leitos. Um gigante do Norte goiano. Não há nada igual e com nível de sofisticação e aparelhagem aqui montada”, frisou Caiado. “Vamos ter um padrão de medicina de primeiro mundo”, garantiu. A implantação das especialidades médicas será feita gradativamente. Neste primeiro momento, funcionarão o pronto-socorro, internações em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), atendimento ambulatorial com consultas agendadas e exames. Depois, mais cirurgias, maternidade de alto risco e tratamento para o câncer. “Será a primeira unidade fora de Goiânia com tratamento oncológico”, informou o governador.  Na vistoria das instalações, Caiado ainda conferiu de perto os primeiros atendimentos e mostrou o que já é de praxe da atual gestão, que é inaugurar estruturas em pleno funcionamento. “Já temos três pacientes internados”, adiantou. “De agora para frente vai ser rápido”, completou, em referência às demandas eletivas. Mesmo inacabado, o hospital chegou a ser inaugurado duas vezes pela gestão anterior, mas nunca havia entrado em operação. Em fevereiro do ano passado, Caiado determinou a retomada da obra. O Estado investiu R$ 117 milhões na construção e conclusão da estrutura. “No cronograma físico e financeiro, tínhamos menos da metade da obra executada. Hoje estamos vendo as pessoas dentro da unidade”, recapitulou o presidente da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), Pedro Sales. O HCN funciona 24 horas. Trata-se de uma unidade focada no atendimento geral e na área de maternidade. “Uruaçu e toda a região do Centro-Norte goiano vão provar o impacto positivo que essa unidade causará na vida das pessoas”, pontuou o secretário de Estado da Saúde, Ismael Alexandrino. Nos meses em que operou somente para casos de Covid-19, o hospital atendeu mais de 1,2 mil pacientes.  O vice-prefeito de Uruaçu, Juarez Lourindo, disse que a unidade vai amparar goianos e Estados vizinhos. “Isso era um anseio não só da cidade de Uruaçu, mas de todo Norte de Goiás e parte do Tocantins. Vai atender pessoas do Pará, Mato Grosso e até Bahia. É fruto do compromisso que o governador teve com a população. Essa descentralização da saúde é muito benéfica. Vamos salvar vidas e vidas”, destacou. “Temos que reconhecer o que o senhor fez por Uruaçu”, resumiu o presidente da Câmara de Vereadores, Francisco de Carvalho.

Estrutura do Hospital

O Hospital do Centro-Norte Goiano (HCN) possui 35 mil metros quadrados de área construída e está situado em uma área total de 63 mil metros quadrados. São 238 leitos gerais e 45 complementares, inclusive UTIs adultas, pediátricas e neonatais. Há, ainda, 10 salas cirúrgicas, 14 leitos de recuperação e unidade de coleta e transfusão (UCT). Os atendimentos em ambulatório são nas áreas de cardiologia, cirurgia geral, clínica médica, gastroenterologia, ginecologia, hematologia, infectologia, mastologia neurocirúrgica, obstetrícia, oncologia, otorrinolaringologia, ortopedia e traumatologia, cuidado paliativo, pediatria, angiologia, proctologia e urologia. Além disso, há um tomógrafo de 64 canais, aparelhos de raio-X e ultrassonografia, entre outros equipamentos para diagnósticos. 

“Da qualidade da obra e da construção aos equipamentos: Isso é governar pensando nos cidadãos, na população e, acima de tudo, nos que mais necessitam”, afirmou o deputado federal José Mário Schreiner. “Político pode ter várias desculpas para fazer ou não, e Caiado, quando assumiu o governo, falou que faria [a entrega do hospital]. É determinação, garra e vontade de devolver Goiás aos goianos”, complementou o deputado federal Lucas Vergilio.

“Quis Deus que fosse um médico, o nosso governador de Goiás, Ronaldo Caiado, que colocasse esse hospital em funcionamento. Te agradecemos por essa estrutura na região Norte”, declarou o deputado estadual Júlio Pina. Seu colega de Parlamento, Charles Bento, mencionou feitos em outras áreas. “Deixo meu testemunho. O governador tem trabalhado incansavelmente, inaugurando e realizando obras na saúde, educação e segurança pública”, exemplificou. 

Representante da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Goiás (OAB-GO), Rodrigo Rodrigues chamou a atenção para a qualidade do quadro de servidores do novo hospital. “Não adianta inaugurar parcialmente, com tijolos mal construídos. Aqui precisa de profissionais capacitados, e somente quem tem sensibilidade para governar o Estado de Goiás como o Ronaldo Caiado é que faz uma obra dessa envergadura.”

Benefícios para educação

Ainda em Uruaçu, o governador entregou uma série de benefícios para a rede estadual de educação. As escolas instaladas no município receberão mil conjuntos aluno, sendo que 130 foram entregues hoje. Estudantes da 3ª série do Ensino Médio, que estudam no município, ganharam 337 Chomebooks. Além disso, foram destinadas 367 mochilas e estojos de lápis para o Colégio Estadual Quilombola Filomeno Luiz de França. “Tenho 33 anos como servidora pública, e nunca vi um governador igual a ele”, testemunhou a diretora do Colégio Estadual Bernardo Sayão, Gercina Antunes da Silva. Ela citou, como exemplos, investimentos recentes que a unidade de ensino recebeu para melhorias na cozinha e sala de aula. Ainda, modernização, como aquisição de computadores. 

ETA Compacta de Uruaçu

Acompanhado do presidente da Saneago, Ricardo Soavinski, o governador também vistoriou as obras da Estação de Tratamento Compacta (ETA) de Uruaçu. Com previsão de entrar em plena operação em janeiro de 2022, a unidade produzirá 150 litros de água por segundo, o que deve ampliar a capacidade de tratamento em 50% no município. “Isso supre, em sobra, a demanda da cidade. Essa é a Saneago que trabalha para melhorar a qualidade de vida das pessoas”, disse Caiado. O investimento é de R$ 3,6 milhões. A obra, destacou Soavinski, “vai não só melhorar a qualidade da água, como aumentar a capacidade, atendendo a expansão da cidade e novos empreendimentos”. A previsão dele é de que a estrutura entre em pré-operação nas próximas semanas. Participaram da agenda em Uruaçu a subsecretária de Saúde, Luciana Vieira, o assessor especial Marcos Cabral e os prefeitos de Trombas, Delvair Ramos; de Montividiu do Norte, Jacira Paiva (Cirinha); de Minaçu, José Roberto Araújo (Zé do André); de Mara Rosa, Fávio Moura; de Amaralina, Doutor Dázio Marques; de São Luiz do Norte, Elieudes Moraes; de Hidrolina, Eli Siqueira (Elizão); de Mutunópolis, Luiz de Oliveria (Luizinho); de Bonópolis, Diocleciano de Lira; de Campinaçu, Douglas de Faria (Doutor Douglas); de Ceres, Edmário Barbosa, e de Barro Alto, professor Álvaro de Freitas; além do vice-prefeito de Amaralina, Joani de Araújo; de Niquelândia, Carlos Oliveira (Carlos da Líder) e de Alto Horizonte, Rozimeire Pacheco. Também estiveram presentes o diretor de Produção da Saneago, Mauro Lessa; o coordenador regional de Educação, professor Ricardo Pacanaro; o superintendente regional Getro Pádua e a diretora corporativa Carol Dias, do Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed); os ex-prefeitos de São Luiz do Norte, Jacob Ferreira, e de Campinorte, Francisco Correa Sobrinho (Chicão) e Sebastião Eloi dos Santos; além dos comandantes do 14º Comando Regional da Polícia Militar (CRPM), coronel Godinho; do 14º Comando Regional do Corpo de Bombeiros Militar, tenente coronel Lopes; da 11ª Companhia Independente Bombeiro Militar, Major Dutra; o delegado Regional da Polícia Civil, Natalício da Silva e o empresário Osiris Ribeiro.

Fontes: Secretaria de Comunicação do  Governo de Goiás