Sábado, 27 de
Abril de 2024
Estado

Denque

Tocantins tem mais de 1,6 mil notificações de dengue em 85 cidades

Já foram confirmados 55 casos da doença e uma morte em Brejinho de Nazaré está sob investigação

Reprodução
post
Há mais casos de dengue na região norte de Palmas — Tocantins

13 fevereiro, 2024

As fortes chuvas trazem a preocupação da proliferação do mosquito Aedes aegypti, causador da dengue e de outras arbovirores. Neste ano, já foram notificados 1.625 casos da doença em 85 cidades do Tocantins. Os dados são do monitoramento da Secretaria de Estado da Saúde (SES) referente às primeiras cinco semanas epidemiológicas de 2024, divulgados na quarta-feira (7/2). Do total de notificações, seis tiveram sintomas com sinais de alarme. Ao todo, 55 pessoas receberam o diagnóstico confirmado para a doença em 14 cidades. O monitor ainda indica que há uma morte por suspeita de dengue em investigação. O óbito foi confirmado no município de Brejinho de Nazaré. Os números estão mais baixos que no mesmo período de 2023. A queda na variação com os dados do ano passado é de 51,2%, quando foram notificados 3.331. Para as confirmações o percentual é maior, já que foram 457 diagnósticos nas primeiras cinco semanas epidemiológicas, uma queda de 88%.

Chikungunya
A chikungunya, doença que também é transmitida por meio do mosquito Aedes aegypti, teve 212 notificações e apenas três casos confirmados em 2024. No mesmo período de 2023, foram 2.110 notificações e 958 pacientes confirmados com a doença. De acordo com o monitor da SES, até o momento apenas Araguaína e Colinas do Tocantins confirmaram casos da doença. Nenhum óbito está em investigação.

Zika
Até o momento, 12 municípios notificaram 110 casos de zika no estado. Neste ano, em comparação com às primeiras cinco semanas de 2023, houve uma queda de 82% nas notificações. Na época foram registradas 605 notificações. Quanto às confirmações, neste ano são apenas duas, em Araguaína e Gurupi. Na cidade ao sul do estado, a paciente confirmada é uma gestante. Em 2023, foram 23 casos confirmados no período citado.

Confira os monitores das arboviroses aqui.

Veja alguns cuidados dentro de casa para evitar o mosquito que transmite as doenças:
Tampar reservatórios de agua;
Evitar o acúmulo de pneus e garrafas no quintal;
Remover galhas e folhas das calhas;
Evitar jogar lixo em terrenos baldios;
Manter ralos e calhas limpos e evitar entupimentos;