Quinta-feira, 28 de
Março de 2024
Estado

Desembargador

Pleno do Tribunal de Justiça decide lista tríplice para vaga de desembargador

Escolha agora será feita pelo governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa

Foto: Montagem g1
post
Ângela Haonat, Arhur Cerqueira e Marcos Antônio

05 maio, 2022

O Pleno do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) definiu, na tarde desta quinta-feira (5/5), a lista tríplice para a escolha do novo desembargador pelo quinto constitucional da classe de advogados. A disputa é pela vaga aberta com a aposentadoria compulsória do desembargador Amado Cilton, em abril do ano passado. A primeira lista de candidatos, com seis nomes, foi divulgada em dezembro do ano passado pela Ordem dos Advogados. Ao todo, mais de 30 advogados de todo o estado se candidataram e os mais votados pelo Conselho Superior da OAB TO foram indicados ao TJ.

Os escolhidos pelo pleno do Tribunal foram:

Ângela Issa Haonat;
Arthur Oscar Thomaz Cerqueira;
Marcos Antônio de Sousa.

A lista será encaminhada ao governador do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos), que fará a escolha. Ângela Issa Haonat, advocacia ambiental, consumidor e ex-juiza eleitoral (2017 a 2021). É professora universitária e atua em Palmas. Arthur Oscar Thomaz Cerqueira, 50, advocacia empresarial. Natural de Porto Nacional e atua em Palmas. Marcos Antônio de Sousa, 52, advocacia civil, eleitoral e criminal. Com atuação em Colinas do Tocantins há mais de 28 anos. É professor universitário.

A vaga

A disputa é pela vaga aberta com a aposentadoria compulsória do desembargador Amado Cilton. Ele é acusado de venda de sentenças e por isso o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou a punição. Amado Cilton sempre negou as acusações. A cadeira ficou com a OAB-TO porque Amado Cilton chegou ao TJ através da regra do 'quinto constitucional', que prevê que 20% dos membros de determinados tribunais brasileiros sejam compostos por advogados e membros do Ministério Público.