Sábado, 25 de
Maio de 2024
Estado

Prejuízos

Motoristas já 'atropelaram' 114 postes no Tocantins em quatro meses; Palmas lidera ranking

Além de Palmas, as cidades que mais tiveram abalroamentos foram Araguaína, Peixe e Porto Nacional

Foto: Divulgação/Energisaposte — Foto: Divulgação/Energisa
post
Carro derrubou poste

12 maio, 2024

Nos primeiros quatro meses de 2024, 114 postes instalados na via pública foram 'atropelados' por motoristas. Os casos estão registrados em dez cidades tocantinenses e Palmas -capital -  lidera o ranking com 24 casos do chamado abalroamento. Os dados foram divulgados pela Energisa, concessionária responsável pelo serviço no estado. Do total de postes derrubados por motoristas, contabilizados entre janeiro e abril deste ano, a média é de 28 postes abalroados por mês, e um por dia. O caso mais recente registrado em Palmas chamou a atenção. Um menino de 11 anos pegou o carro dos pais escondido e saiu em alta velocidade em uma rua da quadra 407 Sul e acabou atingindo um poste em cheio. O caso aconteceu no dia 24 de abril. O acidente deixou quase 100 imóveis da região sem energia. Os pais tiveram que arcar com um prejuízo de R$ 11.794. referente a todos os serviços e equipamentos substituídos.  Além de Palmas, as cidades que mais tiveram abalroamentos foram Araguaína, Peixe e Porto Nacional.

Confira a lista:

Palmas: 24 postes
Araguaína: 16 postes
Peixe: 5 postes
Porto Nacional: 5 postes
Campos Lindos: 4 postes
Cariri do Tocantins: 4 postes
Gurupi: 4 postes
Colinas do Tocantins: 3 postes
Pedro Afonso: 3 postes
Alvorada: 2 postes

Para concessionária, o consumo de bebida alcoólica antes de pegar na direção e possível situação de pressa dos motoristas são alguns dos fatores que colaboram com este tipo de colisão. O problema é que essa conduta pode levar não só a prejuízos financeiros, mas causar choques elétricos. Em casos de acidentes envolvendo postes, a Energisa orienta que os ocupantes fiquem dentro do veículo e acionem o Corpo de Bombeiros (193) e a própria concessionária (0800 721 3330). Já as pessoas que estão do lado de fora também não podem se aproximar para evitar receber possíveis descargas.

Confira o que fazer em casos de colisão com postes:

Em situações de emergência é importante manter-se a calmo para tomar decisões seguras.
Caso você identifique que não é seguro, permaneça dentro do veículo.
Não toque no poste ou nos fios elétricos. Eles podem estar energizados e representar um risco à vida.
Se houver água no local, ou estiver chovendo, mantenha-se dentro do veículo. Se estiver presenciado um acidente, mantenha-se afastado para evitar a condução de eletricidade e informe pessoas próximas sobre os riscos.
Espere pela ajuda especializada. Somente profissionais capacitados devem se aproximar do local do acidente para realizar os procedimentos de segurança.
Não utilize ou toque em qualquer objeto metálico para tentar se desvencilhar do poste ou dos fios.
Dirija com responsabilidade e atenção, respeitando as normas de trânsito, para evitar acidentes.