Guilherme Gandara/Governo do Tocantins
Palmas (TO) - Após o encerramento das inscrições, o Selo ‘Quem Educa, Faz!’ registrou a adesão de 3.895 profissionais das redes de ensino estadual e municipais. A iniciativa do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), tem por objetivo reconhecer iniciativas pedagógicas de educadores e instituições públicas de ensino que se destacam nas distintas etapas da educação básica. Do total de profissionais que se inscreveram, 1.689 estão cadastrados na categoria 1 (Indicadores de Qualidade – Ideb), e outros 2.206 na categoria 2 (Projetos Pedagógicos). Vale ressaltar que os educadores que se inscreveram na segunda categoria têm, entre os dias 1º e 11 de novembro, para enviarem os projetos que deverão ser avaliados. Para o envio, é necessário acessar o link para um pequeno formulário que deve ser preenchido pelos participantes. Para sanar eventuais dúvidas, a organização da premiação disponibilizou o e-mail [email protected] . De acordo com a titular da Seduc, professora Adriana Aguiar, é necessário dar visibilidade aos trabalhos escolares que contribuem para o crescimento da Educação. “O Selo foi aberto à participação de todos os educadores e de todas as escolas públicas do Tocantins, pois o governo do Estado reconhece que em ambas as redes têm educadores comprometidos e que fazem a diferença na vida dos estudantes. O Selo é uma forma de valorização e reconhecimento ao trabalho que estes profissionais vêm realizando, que garantem bons resultados e indicadores de qualidade para o território do Tocantins”, destacou.
Objetivo
O Selo “Quem Educa, Faz!” foi criado em 2019 e objetiva reconhecer iniciativas pedagógicas de educadores e instituições públicas de ensino que se destacam nas distintas etapas da educação básica. O programa busca valorizar as práticas e projetos pedagógicos implementados nas redes municipais e estadual de ensino do Tocantins que, comprovadamente, alcançaram êxito, considerando as diretrizes, metas e estratégias propostas nos Planos Nacional, Estadual e Municipais de Educação, conforme as Políticas Nacionais para os currículos escolares e as Matrizes de Referência do Sistema de Avaliação da Educação Básica.
Impacto na aprendizagem
A proposta impacta positivamente nas ações inovadoras e de sucesso nas escolas das redes municipais e estadual do Tocantins. Os professores são estimulados a mostrar suas práticas cotidianas, que são divulgadas ao longo do ano por meio de página específica no site da Seduc.
Categorias
A primeira categoria é Indicadores de Qualidade/Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb), que abrange as subcategorias: Diretorias Regionais de Educação (DRE); escolas estaduais; Secretarias Municipais de Educação/escolas municipais; professores de Língua Portuguesa e/ou Matemática de 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio. A segunda categoria contemplará os projetos pedagógicos das seguintes subcategorias: professores da Educação Infantil; professores do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental; professores do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; professores do Ensino Médio; iniciativas pedagógicas – para servidores que atuam nas escolas, nas Diretorias Regionais de Educação e nas Secretarias Municipais de Educação.
Premiação
Com a premiação, os melhores trabalhos serão agraciados com placas e certificados; participação em intercâmbios culturais educacionais, estadual e interestadual; participação na cerimônia de premiação, em 2020, após a divulgação do Ideb; bonificação para os profissionais das escolas e publicação dos projetos selecionados. Conforme edital, as melhores práticas terão suas experiências publicadas em revista própria, bem como os professores terão a oportunidade de socializar suas práticas para outros professores em eventos educacionais promovidos pela Seduc (no ano subsequente ao prêmio). A intenção é que estas iniciativas sejam multiplicadas em outras unidades de ensino da rede estadual e municipal, do Tocantins.