Sexta-feira, 26 de
Abril de 2024
Estado

Inovação

HGP destaca saldo positivo de procedimento inovador na área de neurocirurgia

O HGP é o único hospital da rede pública, da região Norte, a ofertar tratamento inovador por embolização aos pacientes que sofrem de aneurisma e AVC- Acidente Vascular Cerebral.

Foto: HGP / Palmas Tocantins
post
A paciente Evângela Farias (à direita) moradora de Palmas, é uma das pacientes beneficiadas que realizou a cirurgia de aneurisma por embolização,

30 dezembro, 2021

Por Luciana Barros

O Hospital Geral de Palmas (HGP) se tornou referência na região Norte, sendo a única unidade pública a ofertar um tratamento inovador na área neurológica e neurocirúrgica aos pacientes que sofrem de aneurisma e AVC- Acidente Vascular Cerebral, chamado de aneurisma por embolização. Desde agosto deste ano até agora a equipe do serviço de Neurocirurgia realizou um total de 19 procedimentos de aneurisma por embolização. Os procedimentos foram possíveis devido à disponibilidade de equipamentos de tecnologia de ponta fornecidos pelo Governo do Estado do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Além de toda estrutura de equipamentos, profissionais capacitados, os pacientes contam ainda com a Unidade do AVC  - referência para o atendimento aos pacientes com AVC, que proporciona uma melhor recuperação destes usuários. Além destes procedimentos por embolização, em 2021, foram realizados cerca de 650 outros procedimentos neurológicos no HGP. “Poucos Estados no país disponibilizam este tipo de procedimento inovador de aneurisma  por embolização no serviço público. Este serviço faz com que o HGP se torne o único da região a ofertar este tipo de procedimento à população,  pelo Sistema único de Saúde  (SUS). Para o cérebro o tempo é importante. A orientação é procurar a ajuda do especialista imediatamente”, explicou o neurocirurgião e coordenador do setor de Neurocirurgia do HGP, Márcio Antônio de Sousa Figueiredo. De acordo com o especialista o procedimento é feito da seguinte forma: “o procedimento é inovador e menos invasivo, pois o cateter é inserido na virilha do paciente sobe pela artéria femoral e trata ou com colocação de mola ou desobstrui as artérias, no caso do AVC. Os principais benefícios são menor comorbidade, recuperação mais rápida e diminuição do tempo de internação, auxiliando na rotatividade dos leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e enfermaria. O paciente que realiza o aneurisma de embolização não sofre o corte na região da cabeça”, detalhou. A autônoma Evângela Farias, moradora de Palmas, é uma das pacientes beneficiadas que realizou a cirurgia de aneurisma por embolização, “tive o apoio dos profissionais do HGP, me passaram bastante segurança para realizar este tipo de procedimento. Foi um sucesso minha cirurgia. Estou andando, estou tendo uma  boa recuperação”, disse. O diretor geral do HGP, Leonardo Toledo destacou o trabalho dos profissionais. "É uma satisfação muito grande contarmos com profissionais qualificados que podem realizar este tipo de procedimento de alta complexidade na área de neurocirurgia no HGP e beneficiar a população tocantinense", enfatizou.