Quarta-feira, 11 de
Dezembro de 2024
Estado

Saúde

HCN completa 3 anos com mais de 1,6 milhão de atendimentos

Consolidado como unidade de referência em Goiás, hospital se destaca pelo perfil assistencial em oncologia, traumatologia e gestação de alto risco

Foto: Divulgação/IMED
post
HCN possui o primeiro Centro de Oncologia da rede pública estadual, além do primeiro do país e do SUS com uma sala de ressonância magnética com projeção imersiva

11 dezembro, 2024

Unidade do Governo de Goiás, o Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), localizado em Uruaçu, completa 3 anos de funcionamento como hospital geral no mês de dezembro. Ao longo desse período, o HCN contabilizou mais de 1,6 milhão de atendimentos humanizados, oferecendo o que há de melhor na assistência em saúde para a população goiana. Desde dezembro de 2021, o hospital já realizou mais de 1,3 milhão de exames laboratoriais e de imagem, mais de 205 mil consultas médicas, oncológicas e multidisciplinares, 44.013 internações, 19.710 cirurgias e mais de 3 mil partos, somando um total de 1.610.457 atendimentos até novembro deste ano. “A gente já tinha ouvido falar que aqui o atendimento era excepcional, e tivemos como comprovar que isso realmente é verdade. Por tratar as pessoas com carinho, com tanto respeito e dignidade, é um exemplo de hospital. Porque para cuidar de vidas, requer isso aí, atenção e carinho, o que a equipe do hospital tem de sobra”, relata Jeilson José de Brito, familiar e acompanhante de uma paciente que teve seu parto realizado recentemente no hospital.

Excelência

Sob a administração do Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed), o HCN vivenciou avanços significativos nos últimos três anos, com a expansão de especialidades médicas, aquisição de equipamentos de última geração e a implantação de novos serviços. Inaugurado como hospital geral em dezembro de 2021, o HCN iniciou com as Clínicas Cirúrgicas 1 e 2, com 60 leitos. Em 2023, a Clínica Cirúrgica 3 foi aberta, totalizando 90 leitos, e o Centro Cirúrgico passou por melhorias, realizando mais de 19 mil cirurgias de média e alta complexidade. Com 7 salas cirúrgicas equipadas com tecnologia de ponta e uma equipe qualificada, o hospital oferece um atendimento de excelência e humanizado. A unidade também expandiu seus serviços com a inauguração da Clínica Pediátrica. Em 2022, o hospital deu mais um grande passo com a abertura da UTI Pediátrica, equipada com 10 leitos e tecnologia de ponta, garantindo atendimento intensivo de excelência para os pequenos pacientes. Além disso, o HCN conta com 3 UTI’s adultas, com 30 leitos.

Pioneiro

O HCN conta com o primeiro Centro de Oncologia da rede pública estadual. O espaço foi recentemente habilitado pelo Ministério da Saúde como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon). Com capacidade para até 750 sessões de quimioterapia por mês, a unidade conta com 21 leitos de internação clínica, 15 leitos cirúrgicos, ambulatórios de última geração e uma equipe altamente especializada em tratamentos clínicos e cirúrgicos oncológicos. Em apenas dois anos e meio, o serviço de oncologia do HCN realizou 21.679 consultas, 7.338 sessões de quimioterapia e 1.711 cirurgias oncológicas. Em maio de 2022, o HCN deu outro grande passo ao inaugurar a primeira UTI Neonatal da Região Norte. Com 10 leitos de cuidados intensivos e 5 de cuidados intermediários, a unidade oferece atendimento especializado para bebês prematuros e com condições graves, com a presença dos pais 24 horas, promovendo o vínculo afetivo desde os primeiros momentos de vida. No mesmo mês, o hospital abriu o Centro Obstétrico e a Clínica Obstétrica. Com mais de 3.000 partos realizados (1.130 normais e 1.919 cesáreas), a unidade oferece atendimento humanizado e de alta complexidade.